Tomo bastante café, por volta de 400ml por dia, à bastante tempo. Faço o uso também de Venvanse 50mg

2 respostas
Tomo bastante café, por volta de 400ml por dia, à bastante tempo. Faço o uso também de Venvanse 50mg, mas não de forma contínua. Ultimamente comecei a reparar que ele não tem o mesmo efeito que costumava ter, me levando a acreditar que tenha começado a desenvolver tolerância (apesar de fazer pausas entre as caixas e ingestão das cápsulas). Devido a isso, comecei o uso do Concerta 36mg, porém não fez efeito algum em mim, é como se eu não tivesse tomado nada. Gostaria de saber se o uso da cafeína de forma crônica e em maiores quantidades, como no meu caso, possa ter levado a algum tipo de tolerância à estimulantes e, se sim, é possível reverter a situação? Gratidão!
Pode ocorrer tolerância cruzada a estimulantes - no caso, entre a cafeína e o Venvanse* (lisdexanfetamina). Além disto, usar o Venvanse* de modo intermitente náo é uma conduta padrao. Geralmente, o uso é contínuo e apenas se houver comprovação clara de que o efeito diminuiu é que se faz uma interrupção. Isto, porque quando a indicação é correta, geralmente se desejam efeitos contínuos: pessoas com TDAH apresentam uma série de alteraçoes que náo as prejudicam apenas quando querem estudar, por exemplo. As alterações são prejudiciais também em outros contextos. Por vezes, há apenas uma necessidade de ajuste de doses, para que o efeito retorne e, muitas vezes esta nova dose consegue ser mantida indefinidamente, sem perda do efeito. Converse sobre isto com seu psiquiatra, que conhece você pessoalmente e os detalhes de seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A interação entre a cafeína e medicamentos estimulantes como o Venvanse pode, de fato, influenciar a eficácia destes últimos. Consumir cafeína em grandes quantidades regularmente pode alterar a sua resposta a estimulantes, possivelmente contribuindo para a sensação de tolerância. Pausas no uso de medicamentos, como você faz, ajudam a reduzir a tolerância, mas a presença contínua de cafeína pode complicar esse processo. Ajustar o consumo de cafeína e revisar o plano de medicação com um profissional pode ajudar a melhorar a eficácia do tratamento. Discutir suas observações e preocupações em uma consulta pode proporcionar insights e ajustes necessários.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 486 perguntas sobre Venvanse
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.