Tomo antidepressivo e a minha vontade de comer doce aumentou muito, é normal?

3 respostas
Tomo antidepressivo e a minha vontade de comer doce aumentou muito, é normal?
Depende do antidepressivo. Antidepressivos tricíclicos e a mirtazapina sabidamente aumentam o apetite. A trazodona pode aumentar. A bupropiona frequentemente diminui o apetite, assim como os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (no início do tratamento). Apesar de algumas pessoas se queixarem de aumento do apetite (ou de vontade de comer doces com estes últimos, não existe comprovação deste efeito e pode ser apenas uma coincidência, devido a outro fatores como, por exemplo, ansiedade residual ou melhora do apetite, com o tratamento (pessoas ansiosas e deprimidas frequentemente perdem o apetite).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível que o uso de antidepressivos esteja aumentando a sua vontade de comer doces. Alguns antidepressivos, como os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), podem afetar o apetite e as escolhas alimentares. A serotonina é um neurotransmissor que está envolvido na regulação do humor, do sono e do apetite, entre outras funções. Quando os níveis de serotonina estão baixos, é comum que as pessoas sintam mais vontade de comer carboidratos e doces. Os ISRS aumentam a disponibilidade de serotonina no cérebro, o que pode levar ao aumento da vontade de comer doces. É importante conversar com o seu médico sobre essa questão, pois ele pode avaliar se há necessidade de mudar a dose ou o tipo de antidepressivo que você está tomando. Além disso, é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada e evitar o consumo excessivo de doces.
Boa noite. Sim dependendo do antidepressivo que estás fazendo uso pode aumentar o apetite.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1087 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.