Tomo 10 gotas de gutalax de 3 em 3 dias isso pode causar algum problema?mesmo ingerindo muitas fibra

2 respostas
Tomo 10 gotas de gutalax de 3 em 3 dias isso pode causar algum problema?mesmo ingerindo muitas fibras e tomando muita água sinto que meu intestino nao funciona sem ajuda
Imagino que você tenha o intestino preso há muito tempo, e falo algo a esse respeito.
O intestino preso(obstipação) pode ter muitas causas. É muito comum em mulheres, especialmente após a gravidez. Pessoas acamadas ou com mais idade também são propensas. Há inúmeras medicações que causam intestino preso, incluindo antiácidos, ferro, medicamentos para o coração e certos antidepressivos. Muitas condições de saúde como doenças endocrinológicas (hipotireoidismo, diabetes, etc) , doenças neurologicas, reumatológicas, etc. também podem levar a obstipação. Há problemas da musculatura do assoalho pélvico que levam á obstipação. Pessoas com Intestino Irritável muitas vezes tem obstipação, que pode alternar com períodos de melhora ou até de diarréia. Não podemos esquecer de situações nutricionais e mesmo emocionais que levam ao intestino preso. Doenças que causam desconforto ao evacuar, por exemplo fissuras anais ou hemorróidas trombosadas, podem piorar o intestino preso. Assim, embora na maioria das vezes o intestino preso não precise de avaliação médica, em muitos casos a avaliação médica ajudará a esclarecer a causa e achar a melhor solução.
É lógico que o médico(a) deve conhecer as múltiplas causas do problema e saber quando exames são benéficos. Um médico(a) que conheça essas causas conseguirá achar a melhor solução. Os exames podem ir desde a avaliação proctológica até sofisticados exames de motilidade ou exames endoscópicos. Mas não há pacientes iguais. Tudo é personalizado e cada paciente é diferente. Medicina é personalizada, e por isso mesmo é tão fascinante.

O uso de laxantes irritativos (como guttalax, lactopurga / Dulcolax, sene) não deve ser contínuo, pois os mesmos levam a alteração da morfologia do intestino, podendo até mesmo provocar piora da constipação ao longo do tempo. É preciso investigar qual é o seu mecanismo de constipação e daí ver que medidas podem corrigir seu hábito intestinal.
Procure o coloproctologista.