Tomei sertralina uma semana e parei, pois não aguentei os efeitos colaterais muita náusea, vômito,

5 respostas
Tomei sertralina uma semana e parei, pois não aguentei os efeitos colaterais muita náusea, vômito, dor no estômago, perda total do apetite, crises da síndrome do pânico e choro. queria saber se deveria ter continuado o tratamento apesar dos sintomas? ou seria melhor trocar a medicação?
Trocar a medicação é sempre uma possibilidade porque o tratamento depende de sua concordância, mas é preciso saber que esses efeitos colaterais podem ocorrer, geralmente são transitórios e não indicam falha do tratamento

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Alguns pacientes podem ser particularmente sensíveis aos efeitos gástricos da sertralina e aos efeitos ativadores e de aumento transitório de ansiedade dos medicamentos inibidores seletivos de receptação de serotonina, grupo de medicações entre as quais se encontra a sertralina, e ao que parece você vivenciou ambos os efeitos com muita intensidade.

De maneira geral, não costuma ser uma boa ideia suspender medicações por conta própria, pois alguns efeitos podem ser transitórios, e frequentemente podem existir maneiras de se lidar melhor com eles ou minimizar o incômodo causado, sobretudo se eles são transitórios.

De toda maneira, como você já a suspendeu, creio que a melhor ideia seja contactar o seu médico, informar o ocorrido, incluindo os efeitos percebidos e a intensidade do incômodo por eles gerado, e planejar uma nova intervenção medicamentosa, tendo por base inclusive o fato de que essa intervenção ocorreu dessa maneira.
Você deveria consultar o médico que lhe prescreveu a medicação e reportar os efeitos colaterais. Não julgo que seja preciso trocar a medicação imediatamente. A maioria dos efeitos colaterais com a sertralina é temporária. Diminuir a dosagem nas primeiras semanas ou acrescentar temporariamente um medicamento calmante (benzodiazepínico) pode ser suficiente para amenizar os sintomas sem precisar trocar de medicação. Os efeitos colaterais são muito comuns com os medicamentos psiquiátricos e não uma exceção à regra. O importante é sempre usar as medicações sob supervisão médica e jamais se automedicar.

Estimo melhoras.
Atenciosamente.
Tome 1/4 comp. por 4 dias; tome 1/2 por 4 dias e depois tente 1 comp. (50mg). Se ainda assim não tolerar os efeitos, saberemos que, de fato, a sertralina não é o seu remédio. É muito cedo para dizermos isso agora.
Mas, lhe darei uma dica. Nunca pare um remédio sem o apoio de um médico.
Tenha sucesso na tentativa!
Efeitos colaterais nos primeiros dias podem ocorrer mas não nessa proporção relatada. O ideal seria, após conversar com seu/sua médica ou médico, trocar sim de medicação.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2680 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.