Tomei sertralina por 4 dias e parei porque tava me fazendo mal. Quanto tempo leva pra parar o efeito da sertralina?

2 respostas
Tomei sertralina por 4 dias e parei porque tava me fazendo mal.
Quanto tempo leva pra parar o efeito da sertralina?
Muito provavelmente você está confundindo "fazer mal" com sentir algum efeito colateral desagradável. Ela estaria fazendo mal, se estivesse prejudicando seu organismo - não é impossível, mas dificilmente acontece, principalmente se você não for idoso, não tiver alguma doença clínica grave e a dose de sertralina não for MUITO alta. Porém, efeitos colaterais desagradáveis, como náuseas, dores de cabeça, alterações de sono, dificuldades de orgasmo, diminuição do apetite ou intestino "solto" não são raros - entretanto, apesar de serem desagradáveis, não constituem perigo e geralmente melhoram ou desaparecem ao longo das primeiras duas semanas de uso (a dificuldade de orgasmo pode ser mais persistente). Quando você suspende o remédio, se forem mesmo efeitos colaterais dele (às vezes é uma mera coincidência você se sentir mal após começar um remédio - a causa pode ser outra), desaparecem em poucos dias. Porém, se a sertralina tiver sido prescrita corretamente, ficar sem remédio pode ser perigoso (ao contrário da maioria dos efeitos colaterais). Marque consulta o quanto antes com seu psiquiatra e, se possível, não pare o remédio até então: tente falar com ele ao telefone sobre o que sente ou, se estiver se sentindo muito mal e não conseguir falar com seu psiquiatra, procure um pronto socorro - mas, só suspenda a medicação após conversar com um médico.

Olá! A Sertralina é uma medicação que pertence a classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), mecanismo que faz com que a serotonina fique mais tempo circulante em seu organismo - o que está relacionado a uma melhora do humor, sensação de alívio da ansiedade e bem-estar. No entanto, nos primeiros dias de uso podem ocorrer alguns efeitos colaterais como: náuseas, vômitos, alterações do hábito intestinal (diarreia ou constipação), tontura, dor de cabeça, entre outros. Isso porque a serotonina atua de forma sistêmica, isto é, no corpo todo e não apenas no cérebro. Vale lembrar que esses efeitos colaterais são passageiros, não costumam ultrapassar 1 semana. Já os efeitos terapêuticos dessa medicação costumam demorar um pouco mais. Em média é necessário de 4 a 6 semanas de uso regular para conseguimos observar a resposta inicial da medicação. Se os efeitos colaterais forem muito incômodos, persistirem ou houverem outras dúvidas, converse com o/a profissional que lhe acompanha e evite fazer mudanças abruptas ou sem aconselhamento médico :) Espero ter ajudado!