Tomei Pondera durante 9 meses 15 mg, parei por quase 20 dias,voltei a tomar 10mg por 10 dias,sem resultado

3 respostas
Tomei Pondera durante 9 meses 15 mg, parei por quase 20 dias,voltei a tomar 10mg por 10 dias,sem resultado voltei a tomar o de 15 MG,é normal sentir dor de cabeça! Me ajudem...
Vc está em uma nova fase de adaptação ao mesmo medicamento. Não importa quantos anos vc tenha tomado uma medicação, quando ela é interrompida, o retorno quase sempre requer uma adaptação. Retirada também deve ser orientada e progressiva.
Cordialmente,
Dra Rita Cytryn

Variações de dose podem precipitar quadro de cefaleias, tontura e outros sintomas de descontinuação. Tente falar com seu médico e nunca ajustar a dose por sua conta, faça isso sempre sob acompanhamento médico regular.
A paroxetina, princípio ativo do medicamento pondera, apesar de ser um medicamento que apresenta menor probabilidade de cursar com efeitos colaterais se comparado a outras classes de antidepressivos, entre os inibidores seletivos da recaptação de serotonina é um dos que incide maior número de efeitos colaterais (entre os mais comuns e em ordem de prevalência: náusea, dor de cabeça, sonolência, boca seca, astenia, sudorese, constipação, tontura e tremor).
Tanto a introdução rápida quando a retirada abrupta do medicamento aumentam o risco da manifestação de tais sintomas. Medidas que podem minimizar o surgimento de tais efeitos é fazer a tomada da medicação após ingesta alimentar e o aumento gradual da dose a ser utilizada.
Os sintomas de náusea e cefaléia tendem a desaperecer com o uso contínuo e regular do medicamento.