Tomei pílula anticoncepcional por 10 anos (dos 20 aos 30). Coloquei o Mirena há 9 meses. Desde então

4 respostas
Tomei pílula anticoncepcional por 10 anos (dos 20 aos 30). Coloquei o Mirena há 9 meses. Desde então tive 3 vezes cisto no ovário direito (no 2º, 8º e 9º mês), cisto regride e forma de novo. A pílula por muitos anos (e a ausência de ovulação) podem estar causando essa falha na ovulação? Ou o Mirena?
Não. O uso contínuo da pílula não causa alteração da ovulação após a interrupção do uso.
O que acontece é a diferença do mecanismo de ação de cada método. A pílula anticoncepcional funciona bloqueando o funcionamento do seu ovário e, consequentemente, evitando a formação de cistos. Já o Mirena, pode bloquear a ovulação também mas, em 20%, não bloqueia, o que mantém a formação de cistos funcionais que são os cistos da ovulação, que aparecem e regridem a cada ciclo menstrual, independentemente de você menstruar ou não.
Fique tranquila, não há nada errado e seu método continua seguro, mas se achar que não está se adaptando é possível mudar para outro método que seja melhor para você.
Converse com seu ginecologista!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Existe uma máxima: "Colocou o Mirena, não se olham os ovários". É muito comum a formação desses cistos após a colocação do Mirena. Esses cistos são menores que 5 cm, não geram sintomas como dor e não necessitam de qualquer tratamento, medicamentoso ou cirúrgico.
A pilula ou anticoncepcional por boca inibe a ovulação (Inibe o FSH e o LH) e , por isso, não ocorre a formação dos cistos.
O Mirena não inibe a ovulação. Por isso, os cistos ovulatórios podem se formar. Em 20% dos casos inibe o LH e a ovulação. Mas por não ocorrer a inibição do FSH, pode ocorrer a formação de folículos não rotos de grandes dimensões, geralmente menores que 5 cm. Esses cistos desaparecem sozinhos sem qualquer tratamento.
Embora não iniba a ovulação, o risco de falha do Mirena é de apenas 2 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,2%). Isto é, o risco de gravidez é muito baixo.
A chance de adaptação ao Mirena é de 90%.
Não há a necessidade de fazer ultrassom. Converse com o seu médico.
Estudos mais recentes associam o uso de qualquer forma de anticoncepcional ao desenvolvimento de cancer de mama (NEJM) no longo prazo. Sendo assim, uma pausa a cada 3 nos por 3 meses, seria uma medida boa. Converse com seu ginecologista. Um abraço.
Olá, à principio não existe qualquer falha na sua ovulação, muito menos preocupação com os cistos ovarianos que vc descreve, pois eles regridem espontaneamente quando são próprios do funcionamento ovariano normal, chamados cistos funcionais, cistos simples e até cistos foliculares. O fato é que quando vc usa um método anticoncepcional qualquer, o objetivo é justamente inibir a ovulação, porém os ovários ainda podem apresentar alguma formação cística durante determinado dia que vc realiza o exame de ultrassom; muitas vezes se fosse repetido o exame após 1 semana poderia já ter sido absorvido. O melhor método anticoncepcional é aquele que vc está bem adaptada, além disso não existe nenhum risco ou prejuízo comprovados em utilizar por quanto tempo quiser, com pausa ou sem.

Especialistas

Laura Leber

Laura Leber

Ginecologista

São Paulo

Bernadete Nonnenmacher

Bernadete Nonnenmacher

Ginecologista

Porto Alegre

Susana Mesquita

Susana Mesquita

Ginecologista

Salvador

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Ginecologista

Rio de Janeiro

Isabella de Souza

Isabella de Souza

Ginecologista

Jundiaí

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 678 perguntas sobre Cistos Ovarianos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.