Tomei fluoxetina por 20 dias e me fez ter mais crise de ansiedade após os 15 dias e tratamento, fui

3 respostas
Tomei fluoxetina por 20 dias e me fez ter mais crise de ansiedade após os 15 dias e tratamento, fui ao pisiquiatra ele suspendeu a fluoxetina e me mando tomar escitalopram (Lexapro) logo em seguida. A minha pergunta é posso ter crise serotininetica?
Olá,
a crise é uma exceção e grave, a maioria das pessoas pode apresentar no início um quadro de amplificação dos sintomas ansiosos e palpitação, tremores leves.
Caso realmente não ceda com tempo, mudar a medicação ou associar uma medicação ansiolítica é opção

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dificilmente, deixar de tomar fluoxetina na dose de 20mg apenas e já iniciar no dia seguinte outra medicação da mesma classe em doses terapêuticas iniciais causará um quadro mais grave como a síndrome serotonérgica. Eu recomendo a meus pacientes iniciar após 48 horas da suspensão da fluoxetina, mas devido a maior chance de sentir efeitos adversos precoces, como enjôo e piora de sintomas ansiosos. A síndrome serotonérgica é mais possível quando se associam antidepressivos de mesma classe e em doses maiores, além de uso concomitante de qualquer antidepressivo com um dos medicamentos da classe IMAO (atualmente só há a tranilcipromina e a selegilina), e quando há excesso de uso de medicações antienxaqueca triptanos por alguém já tomando algum antidepressivo com ação inibidora da recaptura de serotonina.
Não. A fluoxetina deve ser iniciada em baixíssimas doses, pois no início ela pode causar ansiedade.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 806 perguntas sobre Lexapro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.