Tomei escitalopram 10mg por quase um ano e, com orientação psiquiátrica, fui diminuindo a dose para

2 respostas
Tomei escitalopram 10mg por quase um ano e, com orientação psiquiátrica, fui diminuindo a dose para 5mg por uma semana. Estou há dois dias sem tomar e estou sentindo muita dor de cabeça, tontura e enjoo. É normal? Quanto tempo os sintomas levarão para passar?
Olá!
É exatamente em função de haver esse risco, não apenas de sintomas de retirada como também de recaída no quadro sintomático original que motivou o tratamento, que se recomenda que jamais o paciente faça a retirada sem acompanhamento de seu psiquiatra, que saberá orientar para que a retirada seja feita de forma segura. O risco de recaída é a principal complicação a ser prevenida, pois a cada recaída o transtorno, seja qual for, de ansiedade ou de humor, tende a se agravar e até mesmo a se tornar crônico tendo como consequência o desenvolvimento de sequelas que podem se tornar permanentes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, o escitalopram é um excelente antidepressivo usado principalmente para uma grande variedade de quadros, sendo que em algum deles pode ser necessário o uso contínuo da medicação a depender da avaliação do médico assistente. Não há risco de dependência ou de efeitos cumulativos pelo tempo de uso da medicação.
Sugiro que converse com seu psiquiatra para que ele possa avaliar melhor sobre o desmame da medicação. Ele deverá fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança sobre o uso da medicação, fazendo as orientações necessárias nessa redução e retirada. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.