Tomei azitromicina por 3 dias e estou sem paladar há 7 dias. Estou com medo de não sentir mais, o

2 respostas
Tomei azitromicina por 3 dias e estou sem paladar há 7 dias.
Estou com medo de não sentir mais, o que fazer?
Olá, a perda de paladar não tem relação com azitromicina e sim com o processo infeccioso nasal. O paladar pode demorar dias a meses para retornar, porém a ausência prolongada deve ser investigada juntamente com neurologista ou otorrino para identificar se realmente é uma lesão por sequela da infecção ou algo secundário.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, agradeço por compartilhar suas preocupações e compreendo a frustração com a perda de paladar. É importante mencionar que a perda de paladar, conhecida como ageusia, tem sido amplamente associada à infecções, como a do COVID-19, devido à inflamação nas inervações responsáveis pelo olfato e paladar.

Portanto, é mais provável que essa condição esteja relacionada ao agente causador da infecção do que ao uso da azitromicina. Sugiro que continue monitorando seus sintomas - que podem retornar de forma breve ou demorarem até meses. Se possível, consulte um profissional de saúde para uma avaliação mais detalhada. Exames adicionais podem ajudar a determinar outros fatores que podem piorar a perda de paladar ou retardar seu retorno. Considera-se também fatores como deficiências nutricionais, especialmente a de zinco, e também de outros estados inflamatórios crônicos associados a condições como pressão alta, pré-diabetes ou diabetes, sobrepeso ou obesidade, etc.

Para otimizar a resposta do seu corpo e restaurar o paladar, seria prudente realizar um acompanhamento preventivo de saúde. Isso permitirá a verificação dessas questões e a implementação de estratégias específicas para melhorar sua condição. Estou à disposição para esclarecer mais dúvidas ou fornecer suporte adicional conforme necessário. Seu cuidado com a saúde é prioridade, e estou aqui para ajudar no que for preciso.
Dra. Luciana Giacomini

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1038 perguntas sobre Azitromicina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.