Tomava carbonato de lítio 600 mg por uns três meses Desde que (26 janeiro)meu médico aumentou para

2 respostas
Tomava carbonato de lítio 600 mg por uns três meses
Desde que (26 janeiro)meu médico aumentou para 900mg estou tendo dores de barriga, náuseas e diarréia. Seria efeito do Litio?
O lítio pode causar dores de barriga, por vezes e diarreia. Náuseas não é comum. Há casos em que a diarreia é provisória e passa, após poucas semanas de uso. Mas, diarreia e náuseas são também sinais possíveis de intoxicação. Assim, seu médico deve sempre obter a concentração do lítio no seu sangue, cinco dias após o início do uso e cinco dias após cada aumento. Dependendo dos sintomas, essas dosagens são feitas também para descartar intoxicação, antes de passados cinco dias. Se, por outro lado, já tiver sido feita a dosagem e foi dentro da faixa terapêutica, não é provável que seja intoxicação. De qualquer forma, deve falar com seu médico ou com um médico que possa avaliar você pessoalmente - não há como saber, à distância.

Durante o ajuste de dose é comum que os colaterais apareçam, ambos os relatados podem acontecer. No entanto, se aparecer junto com tremores, nausea constante, fraqueza, vertigem, deve ser avaliada a possibilidade de intoxicação. A litemia deve ser feita 5 dias após o ajuste de dose. O uso de lítio envolve fazer litemias, avaliação da tireiode e rins com certa recorrência.