Tomava alprazolam e ñ estava mais tendo um sono restaurador ficava tendo pesadelos porém durante 5 m

2 respostas
Tomava alprazolam e ñ estava mais tendo um sono restaurador ficava tendo pesadelos porém durante 5 meses ele fez efeito agora troquei no caso o médico trocou por zolpidem mais ñ deu sono pelo contrário tô com insônia e sentindo falta do alprazolam posso tomar os dois?
O alprazolam e o zolpidem têm mecanismos de ação semelhantes e mesmo iguais, em alguns aspectos, de modo que pode estar ocorrendo tolerância cruzada - ou seja, seu organismo se habituou ao alprazolam e, automaticamente, está habituado também a uma medicação de ação farmacológica semelhante, como o zolpidem. Na verdade, na imensa maioria dos casos, estas medicações devem ser usadas por tempo restrito e se deve descobrir a causa da insônia e tratá-la de outras formas (outras medicações, higiene do sono ou terapia cognitivo-comportamental, dependendo do caso). O uso das duas medicações associadas não é indicado e pode trazer riscos maiores do que cada uma já traz, individualmente (quedas, dificuldades de memória, por exemplo). Além do que, após algum tempo, pode haver novamente habituação e, portanto, necessidade de doses ainda maiores.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A maioria dos casos de insônia são secundários a uma doença, como: transtornos de humor ou ansiedade. Enquanto essas doenças não forem tratadas a insônia não melhorará. E o uso exclusivo de medicações hipnóticas (como as citadas) só piorará o quadro de insônia fazendo com que haja maior tolerância e resultando dependência. É muito comum no consultório os pacientes falarem que essas duas medicações pararam de fazer efeito, isso ocorre pois a causa primária da insônia não está sendo tratada e o corpo está se acostumando com essas substâncias.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 546 perguntas sobre Zolpidem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.