Tomar sol na língua, aumenta a absorção de vitamina D...?

5 respostas
Tomar sol na língua, aumenta a absorção de vitamina D...?
Não. A produção e conversão de vitamina D para a forma ativa é feita na pele, portanto tomar sol na língua não fará diferença. Espero ter tirado a dúvida

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, não, a principal fonte de vitamina D é a nossa pele, o ideal é tomarmos sol sem filtro solar por pelo menos 20 minutos por dia, preferencialmente no início da manhã e no final da tarde.
Olá, não. Alem de pegar sol em horários adequados, você pode utilizar de uma alimentação rica em vitamina D, para auxiliar no processo.
óleo de fígado de bacalhau, bife de fígado, gema de ovo, atum. O ideal é buscar um profissional para melhor adequa- lo.
A absorção de vitamina D ocorre principalmente através da exposição da pele à luz solar UVB, que é convertida em vitamina D pelo organismo. No entanto, a absorção de vitamina D através da língua não é uma prática comum e não é uma forma eficaz de obter vitamina D.

A maior parte da exposição solar necessária para a síntese de vitamina D ocorre na pele exposta aos raios UVB, e não na língua. A pele exposta ao sol é capaz de produzir quantidades significativas de vitamina D quando a exposição ocorre de maneira adequada e segura.

Recomenda-se que a exposição solar seja feita diretamente na pele, preferencialmente sem protetor solar, por cerca de 10 a 30 minutos diariamente, dependendo do tipo de pele, localização geográfica, estação do ano e outros fatores. É importante lembrar que a exposição solar excessiva, sem proteção adequada, pode aumentar o risco de danos à pele, como queimaduras solares e câncer de pele.

No entanto, é importante destacar que a obtenção de vitamina D apenas através da exposição solar pode ser desafiadora, especialmente em regiões com invernos rigorosos, ou para pessoas com limitações na exposição solar devido a trabalho interno, uso de roupas protetoras, pele mais escura, entre outros fatores.

Caso você esteja preocupado com seus níveis de vitamina D, é recomendado consultar um médico para avaliação da sua saúde e possível realização de exames para verificar os níveis de vitamina D no organismo. Se necessário, o médico poderá prescrever suplementação de vitamina D de acordo com suas necessidades individuais.
Olá!!! Tomar sol na língua não é uma prática comum ou eficaz para aumentar a absorção de vitamina D. A vitamina D é sintetizada pela pele quando exposta à luz solar, especificamente aos raios UVB. A pele contém um composto chamado 7-dehidrocolesterol que, quando exposto aos raios UVB, é convertido em vitamina D3.

Para aumentar a absorção de vitamina D, é recomendável expor áreas maiores do corpo, como braços, pernas, rosto e tronco, ao sol por um período moderado de tempo. Isso varia dependendo da intensidade do sol, do tom de pele da pessoa e da localização geográfica.

Se você tem preocupações sobre os níveis de vitamina D, é melhor consultar um profissional de saúde que pode recomendar a melhor forma de obtê-la, seja através da exposição ao sol, dieta ou suplementos.

Especialistas

Felipe Thereza

Felipe Thereza

Nutrólogo

Belo Horizonte

Carolina Fudo

Carolina Fudo

Endocrinologista

Santos

Carolina Holanda

Carolina Holanda

Nutrólogo

Fortaleza

Gustavo Andrade de Oliveira

Gustavo Andrade de Oliveira

Nutrólogo

Brasília

Raquel de Andrade

Raquel de Andrade

Nutrólogo

São Paulo

Jackelyne Resende

Jackelyne Resende

Nutrólogo

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 196 perguntas sobre Deficiência De Vitamina D
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.