Tomar muita água faz com que a pressão alta abaixe?

19 respostas
Tomar muita água faz com que a pressão alta abaixe?
Boa tarde!
Nao! Beber muita água nao faz a pressao diminuir.
Abs!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não existe nenhuma relação com a ingesta aumentada de água com hipertensão.
A indicação de consumo de água para pessoas SAUDÁVEIS é de aproximadamente 2L/dia. Lembrando que esta quantidade pode variar significativamente em dias quentes ou com nível de atividade física que a pessoa pratica.
Existem pacientes em que a gente pode indicar redução de niveis de consumo de água, nefropatas que realizam hemodiálise por exemplo.
O aumento do consumo de água muito acima do recomendado não é indicado, inclusive tal hábito pode causar alterações hidroeletrolíticas no sangue.
A ingesta de água não poder de ação sobre a redução da pressão arterial
Olá ! Não, infelizmente não há essa relação entre beber água e redução da pressão.
Olá. Você já ouviu falar que alguns pacientes de Hipertensão, ou Pressão alta, fazem uso de diuréticos, que são medicamentos para reduzir a quantidade de água no corpo, com o objetivo de reduzir a pressão arterial, não ouviu? Então, a grosso modo, excesso de água pode elevar a pressão, não baixar. Mas cada caso é um caso, é melhor você marcar uma consulta e conversar mais amplamente com um médico, ser examinado, etc. Espero ter ajudado.
Essa idéia é equivocada. A única medida dietetica eficaz seria reduzir o consumo de sal de cozinha e produtos que possuam cloreto de sodio.
Não ha evidências que ocorre diminuição dos níveis de pressão arterial com a ingestão de água.
Não. Aconselho passar por um pronto socorro /médico para que este possa medir perfeitamente sua pressão e tomar a providência necessária! Não se pode brincar quando o assunto é hipertensão!
Olá, o que seria muita? deve se mensurar, o fato é que tudo em excesso faz mal .
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a quantidade ideal para o consumo diário de água é de 2,5 litros para um homem de 70 kg e 2,2 litros para uma mulher de 58 kg.
Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.
Parece estranho, certo? Mas os sintomas deste tipo de intoxicação incluem dores de cabeça, fadiga, náusea, vômito, desorientação mental e até parada cardíaca. A hiponatremia ocorre quando os rins, que controlam a quantidade de água, sais e outras substâncias em nosso organismo, não conseguem liberá-las e “encharcam” o sangue. A água é atraída por regiões onde a concentração de sais é maior e entra nas células.
Espero ter ajudado !
Apesar de ser importante pra hidratação do organismo, beber água não contribui para diminuir a pressão arterial.
Além de usar os remédios diariamente, outras medidas que ajudam a controlar a pressão incluem atividade física regular e diminuição do sal na dieta.
Existe uma necessidade básica de água que seria 40ml para cada Kg de peso. Mais que isso é desnecessário e até prejudicial.
Pelo contrário, a desidratação grave pode provocar hipotensão (queda da pressão arterial), principalmente em idosos. No entanto, isso definitivamente não representa uma estratégia para o controle pressórico. Por outro lado, o volume ideal de água para consumo depende de vários fatores para cada indivíduo, como idade, condições gerais de saúde, a carga diária de exercícios e até mesmo a humidade do ambiente. Por fim, apesar de incomum, o consumo exagerado de água pode ser bastante perigoso. Quando os rins não são capazes de excretar o excesso de água ingerido, há a diluição do sódio presente na corrente sanguínea (hiponatremia), uma condição potencialmente fatal.
Não existe relação entre a quantidade de água que a pessoa bebe e os níveis da pressão arterial. Existem muitos mitos em relação à pressão, cuidado com eles, pois podem acabar ofuscando o verdadeiro foco, que é o tratamento medicamentoso prescrito pelo médico, atividade física regular, controle do sal na alimentação (cuidado com o sal escondido em alimentos industrializados), controle do peso, redução do estresse.
Não se brinca com a pressão. Procure sempre um médico para controlar e não acredite em milagres da internet.
Beber água em excesso, em tese, poderia até elevar a Pressão Arterial e não abaixa-la. Pacientes que já tem uma condição de doença prévia renal ou cardíaca, devem ficar atentos a quantidade de líquidos que podem ingerir.
Olá! Não existe nenhuma relação com a ingesta aumentada de água com hipertensão. A indicação de consumo de água para pessoas SAUDÁVEIS é de aproximadamente 2L/dia. Lembrando que esta quantidade pode variar significativamente em dias quentes ou com nível de atividade física que a pessoa pratica.
Olá! Infelizmente não! Ingerir muita água não diminui a pressão arterial.

Trata-se de um mito que pode ser prejudicial, pois, ingerir em água em excesso pode diminuir a concentração de um dos componentes importantes do sangue: o sódio e levar à hiponatremia, que é caracterizada por um quadro clínico de urgência e inclui náuseas, vômitos, dor de cabeça, confusão mental, fraqueza, espasmos musculares, entre outras manifestações.

Mas sua dúvida é muito pertinente e sua conduta correta: em caso de dúvidas, consulte um médico.

Espero ter ajudado!

Gostaria de acrescentar que o paciente que apresenta hipertensão (pressão alta) necessita de acompanhamento, para avaliação de sua saúde, introdução ou ajuste de medicações, realização de exames periódicos, além de adotar medidas que impeçam a evolução da doença, bem como prevenir possíveis agravos.

Permaneço à sua disposição para esclarecer mais dúvidas! Caso julgue apropriado, agende uma consulta.
Olá! Beber água não contribui para diminuir a pressão arterial.
Não, é justamente o contrário.
Olá. Tomar muita água NÃO faz com que a pressão alta diminua. Porém, uma ingesta hídrica adequada é muito importante. A quantidade de água que uma pessoa deve ingerir por dia pode variar com base em fatores como idade, sexo, nível de atividade física e clima.

Especialistas

Larissa Gonzaga

Larissa Gonzaga

Nutricionista

Juiz de Fora

Sheila Joéle

Sheila Joéle

Nutricionista

Belo Horizonte

Renata Souza

Renata Souza

Nutricionista

Sobral

Cláudia Meneguzzo

Cláudia Meneguzzo

Nutricionista

Antônio Prado

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1344 perguntas sobre Hipertensão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.