Todos que fazem a pieloplastia,colocam o cateter duplo J?

1 respostas
Todos que fazem a pieloplastia,colocam o cateter duplo J?
Nem todos os indivíduos submetidos a pieloplastia têm um stent duplo J colocado. A decisão de usar um stent duplo J depende de vários fatores, incluindo a preferência do cirurgião, a técnica cirúrgica utilizada e as características específicas do paciente.
Estudos mostram que a colocação de stents duplo J é comum e pode reduzir complicações pós-operatórias, como vazamento urinário e reobstrução. Por exemplo, um estudo com 61 pacientes submetidos a pieloplastia dismembrada mostrou que 58 deles receberam um stent duplo J, resultando em ausência de complicações significativas. Outro estudo comparou a remoção precoce e tardia do stent, destacando que a remoção precoce pode reduzir infecções do trato urinário e colonização do stent.
No entanto, existem alternativas ao uso de stents duplo J, como stents externos ou até mesmo a realização da pieloplastia sem stent. Um estudo comparativo entre stents duplo J e stents externos mostrou que ambos têm taxas de sucesso semelhantes, mas os stents externos podem evitar a necessidade de uma segunda anestesia geral para a remoção do stent.
Portanto, a colocação de um stent duplo J não é universal em todos os casos de pieloplastia, e a escolha do método de drenagem deve ser individualizada com base nas circunstâncias clínicas e na experiência do cirurgião.