Todos os medicamentos para ansiedade causam sono. Ou só dá para tratar a ansiedade e depressão dormi

4 respostas
Todos os medicamentos para ansiedade causam sono. Ou só dá para tratar a ansiedade e depressão dormindo?
Nem todos os medicamentos para ansiedade dão sono. Os inibidores de recaptura de serotonina (os mais indicados para transtornos ansiosos) raramente levam a sonolência diurna, assim como a buspirona, uma medicação específica para sintomas ansiosos. Os que sempre dão sono, pelo menos no início do tratamento, são os benzodiazepínicos - mas estes não devem ser usados por mais que algumas semanas, na imensa maioria dos casos. E, em relação aos antidepressivos, também nem sempre causam sono e apenas alguns, como a amitriptilina, a trazodona e a mirtazapina possuem efeito hipnótico acentuado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não necessariamente todos os medicamentos para ansiedade causam sono. Existem diferentes tipos de medicamentos para tratar a ansiedade e a depressão, e cada um pode ter efeitos diferentes.

Os benzodiazepínicos, por exemplo, como o diazepam e o alprazolam, são medicamentos que podem causar sonolência e sedação, e são indicados para tratar sintomas agudos de ansiedade. No entanto, seu uso a longo prazo pode levar à dependência e tolerância, além de outros efeitos colaterais.

Já os antidepressivos, como os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS) e os inibidores seletivos de recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRSN), são medicamentos que podem ajudar a tratar a ansiedade e a depressão sem causar sonolência. Esses medicamentos agem aumentando a disponibilidade de neurotransmissores, como a serotonina e a noradrenalina, no cérebro, o que ajuda a regular o humor e reduzir os sintomas de ansiedade e depressão.

Além disso, existem outras estratégias que podem ajudar a tratar a ansiedade e a depressão sem depender exclusivamente do sono, como a terapia cognitivo-comportamental, a prática regular de exercícios físicos e o uso de técnicas de relaxamento, como a meditação e a respiração profunda. É importante conversar com o seu médico para avaliar qual é a melhor abordagem para o seu caso e obter orientações específicas sobre o uso dos medicamentos.
Não, nem todos os medicamentos para ansiedade causam sono. Existem diferentes tipos de medicamentos para tratar a ansiedade e a depressão, e alguns podem causar sonolência como efeito colateral, enquanto outros não têm esse efeito.
Boa noite. Nem todos os fármacos para ansiedade causam sono. Ás vezes coloca-se uma medicação para ansiedade que causa sono quando o paciente apresenta também insônia, por exemplo.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1653 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.