Todos os autistas têm hipersensibilidade sensorial?

22 respostas
Todos os autistas têm hipersensibilidade sensorial?
Olá. Todos não, mas grande parte apresenta. Alguns estudos relatam que cerca de 56% a 80% apresentam alguma hipersensibilidade sensorial, algumas mais relacionadas ao toque, outras a audição. Alguns apresentam características bastante singular. Espero ter ajudado. Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a hipersensilidade é uma das características do Transtorno do Espectro Autista. Dependendo do grau de severidade esta hipersensibilidade pode ser bem significativa.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem como uma de suas características a hipersensibilidade, que pode ser apresentada de diferentes formas e intensidades, sendo que, isso pode variar de acordo com o grau de cada caso em TEA.
Meus colegas já responderam a sua pergunta, o que posso acrescentar é que pode ser importante afinar a hipersensibilidade para saber canalizar em algo agradável e importante, como por exemplo, musica, pintura. em algo que esteja em consonância com as atitudes dele. Espero ter ajudado.
Olá...
A hipersensibilidade é uma característica do autismo, mas isolado não significa o aspectro, e nem sempre o autista apresenta este sintoma.
É importante uma avaliação com o neurologista ou neuropediatra
Abraços!
Olá. A pergunta já foi respondida. O que posso acrescentar é a necessidade de estímulo para canalizar e desenvolver a habilidade de cada indivíduo, visto que cada um ser humano apresenta uma capacidade única como sua habilidade e capacidade de criação, o que nos torna indivíduos com ou sem distúrbios.
A maioria tem (cerca de 60%) mas o desenvolvimento depende da atenção dada ao autista desde o início do tratamento.
em porcentagem, de 56 a 80% das pessoas no tanstorno do espectro autista tem, mas depende muito da vivencia, e da rotina estabelecida para com o mesmo.
Oi, sim a hipersensibilidade é uma das carcteristicas do espectro autista, no entanto nem todos desenvolvem e varia em grau.
A hipersensibilidade sensorial é um dos aspectos do autismo porém nem todos os autistas desenvolvem a hipersensibilidade. Cada indivíduo é único. Por isso a escuta em cada caso deve ser analisada com atenção.
Ocorre que qualquer disfunção na área sensorial destorce a maneira como essas pessoas interpretam o ambiente em que vivem afetando a qualidade de vida do paciente e da família do mesmo.
É importante buscar um profissional com grande experiência tanto médica quanto terapêutica.
Olá, a hipersensibilidade sensorial é uma característica do autismo, porém a sua intensidade varia de pessoa a pessoa e também está relacionado ao grau de severidade do autismo.
Olá, A grande maioria das pessoas no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) apresenta disfunções sensoriais.A incidência das disfunções sensoriais em autistas varia entre 45% a 96%. Tais disfunções são clinicamente únicas, assim como são os casos das pessoas no TEA. De acordo com alguns estudos, entre 56% a 80% das pessoas no TEA apresentem sinais de hipersensibilidade sensorial (HS), também chamada de defensividade sensorial. Espero ter ajudado, abraços.
Olá, na verdade as pessoas com autismo podem ter um deficit sensorial tanto para mais quanto para menos, existe sim a hipersensibilidade em alguns, mas também ha a hipo sensibilidade, isso significa que uma pessoa com autismo pode ser extremamente sensível a texturas, sons cores, cheiros e toques enquanto outras podem ser totalmente tolerantes e inclusivo buscar devido a hipossensibilidade abraços fortes ou se machucar e não sentir dor. Lembrando que por se tratar de espectro, essas características podem variar de pessoa para pessoa e também de intensidade. Outro ponto importante, uma pessoa com autismo não é diagnosticada com autismo só porque tem hiper ou hipo sensibilidade sensorial, para tal precisa cumprir os critérios diagnósticos do DSM 5.
Olá. Cada sujeito, possui um modo singular de ser e de se colocar no mundo, tenha ele “diagnóstico” de autismo ou não. Assim, cada um irá se expressar com a sua singularidade na clínica, alguns com mais ou menos sensibilidade. O autismo é um transtorno muito sério e atinge um percentual significativo da população no Brasil e no mundo. É importante pensarmos para além dos sintomas, sem tentar colocá-los juntos numa caixinha, afinal, não existe uma regra. O autismo pode se apresentar de diversas formas, o que importa e o mais importante é que cada caso seja acompanhado, com cuidado, inclusive, para que o diagnóstico seja feito corretamente, (o que nem sempre acontece), para que assim, cada sujeito tenha acompanhamento devido e direção de tratamento adequado.
Bom dia,
A hipersensibilidade é uma das características apresentadas pelo Autismo, mas assim como existem graus para TEA, os pacientes com essa patologia podem apresentar maior ou menor intencidade dos sintomas.
Olá, nem todos. Boa parte sim e essa sensibilidade pode ser trabalhada em terapia.
Falando do Transtorno (TEA) a hipersensibilidade é um dos sintomas,porém não necessariamente todos sentem este sintomas. Importante averiguar com cuidado para que o diagnóstico seja correto.

Espero ter ajudado!
Olá. A hipersensibilidade sensorial costuma ser uma característica muito marcante no transtorno do espectro autista. Porém, vale ressaltar que ela isoladamente não é suficiente para o fechamento de um diagnóstico.
Nem todos, porém grande parte. O melhor é procurar um psicólogo para poder te ajudar a buscar uma resposta mais assertiva.
A maioria tem, mas não podemos generalizar. Essas hipersensibilidades também podem ser variadas.
Não. A hipersensibilidade sensorial é apenas uma das características comuns entre as pessoas com autismo, mas nem todos os autistas têm hipersensibilidade sensorial.
Cada pessoa pode manifestar suas dificuldades de forma diferente,os sintomas podem ser diferentes.
estou disponibilizando breve consulta gratuitamente

Especialistas

Thaís  Tostes Souza

Thaís Tostes Souza

Terapeuta ocupacional

Rio de Janeiro

Renata Bechara

Renata Bechara

Psiquiatra

Recife

Luciana Alves

Luciana Alves

Psicólogo

São Paulo

Kelly Ferreira

Kelly Ferreira

Psicólogo

Curitiba

Carolina  Takacs de Souza

Carolina Takacs de Souza

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Síndrome de asperger
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.