Todos oa antidepressivos tem 100% de probabilidade de causar efeitos colaterais ou variam de pessoa pra

9 respostas
Todos oa antidepressivos tem 100% de probabilidade de causar efeitos colaterais ou variam de pessoa pra pessoa?
Concordo com os colegas, qualquer medicação (inclusive as ditas "naturais") podem causar efeitos colaterais.
Mas converse com seu médico, ele te dará todas as explicações.
Além disso, saiba que os medicamentos em uso hoje são bastante seguros desde que sejam acompanhados pelo médico .
Os melhores resultados são alcançados com medicação acompanhada de psicoterapia.
Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Mesmo uma "simples" aspirina ou dipirona pode causar graves efeitos colaterais. Tudo depende das características individuais e sensibilidade de cada um. Dentre os antidepressivos, há aqueles que estatisticamente são melhor tolerados. Porém, não conseguimos prever. Importante um bom acompanhamento médico, paciência (há fase de adaptação) e troca, se necessário.
Sobre medicações, acho importante lembrarmos dos vários estudos feitos com pacientes em tratamento quimioterápico, em que se comprova que aqueles pacientes que aceitam o tratamento, que conseguem visualizar as medicações como aliados, terão menos efeitos colaterais. Portanto, pense que seu médico, em quem você confia, prescreveu determinada medicação, porque avaliou que neste momento você se beneficiará, ou seja, o que a medicação lhe trará de positivo é maior do que os efeitos colaterais, que ocorrem geralmente só na fase inicial.
Boa sorte!
Sim. Os efeitos colaterais, por menores que sejam, são impossíveis de serem separados dos efeitos terapêuticos. Isto porque a medicina ainda não conseguiu produzir medicamentos que tenham tamanha especificidade a determinada área desejada. Na verdade, talvez isso nunca será possível pela própria essência química dos fármacos de agirem em diversos mecanismos. Hoje em dia, algumas empresas oferecem testes farmacogeneticos que podem prever quais pessoas terão efeitos colaterais graves com determinados medicamentos e quais medicações são mais adequadas para o perfil de cada pessoa.
Procure seu médico e converse sobre o assunto.
Abraços

Prof david
Eu percebo que ao longo dos ultimos dez anos muitas drogas novas vem sendo desenvolvidas e cada vez possuem menos efeitos colaterais. Tive pacientes tomando Pristiq que não apresentaram nenhum! A tendencia é que eles causem cada vez menos efeitos mesmo. Porém, isso é variável sim, tem pessoas que são mais sensíveis a qualquer tipo de medicação e sofrem mais. Apesar disso, até as mais sensíveis, costumam se acostumar com a medicação após o primeiro mês de uso e não costumam sentir nada muito incomodo após esse período de adaptação. É importante sempre avaliar os custos e benefícios das medicações psiquiátricas e de preferencia, ter sempre um psicólogo que te acompanhe durante o tratamento, porque ele é o profissional que de fato mais te conhece e consegue observar mais de perto a sua melhora ou não com o uso da medicação.
Oi! Qualquer remédio por mais simples ou não que seja, pode ter efeitos colaterais. Por isso é importante estar em contato com seu médico, caso seu organismo reaja ao medicamento de forma negativa. Cada organismo reage de um jeito. Ah! Lembre-se de fazer acompanhamento psicológico durante o tratamento. Certo? Boa sorte! ????
Podem causas efeitos colaterais ou não. Mesmo os fitoterápicos podem influenciar, dependendo de suas crenças. Assim como um placebo poderá fazer bem ao paciente se ele acreditar na cura.
O acompanhamento do tratamento com seu medico o ajudará na percepção dos efeitos colaterais que são realmente da medicação.
Olá! Probabilidade sim, em todos nós. Mas depende da reação do medicamento em cada organismo, uns sentem mais, outros menos, uns precisam até trocar de medicamento e outros nem percebem. Ou seja, é muito vago afirmar isso... Depende de cada caso, cada organismo e situação.
Importante lembrar que cada organismo independente da medicação responderá de maneiras diferentes, podendo ou não causar danos colaterais. Desta forma acredito ser de fundamental importância o acompanhento médico e para um melhor resultado a junção com a psicoterapia, onde o indivíduo pode se redescobrir.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.