todo zumbido é sinal de perda auditiva ?

3 respostas
todo zumbido é sinal de perda auditiva ?
Não. Pode ter relação com perda auditiva, mas também com distúrbios metabólicos como diabetes, níveis elevados de colesterol ou alterações nos hormônios da tireóide por exemplo. Sendo assim, uma consulta com otorrinolaringologista é fundamental, seguido de investigação com audiometria e exames de sangue.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não.
Até pouco tempo, havia essa relação exclusiva, entre o zumbido e a perda auditiva. No entanto, a relação entre eles ainda existe, mas não tão "intima" como antes. Novas publicações, revelam o zumbido como uma questão não apenas audiológica, mas multifatoriais, incluindo: pertubações na coluna cervical, problemas na articulação temporo-mandibular, hiper ou hipovitaminose (carências de vitaminas), alterações metabólicas (como exemplo: diabetes, disfunções tireoidianas, dentre outros) e fatores psíquicos.
Converse com seu médico, anote suas dúvidas e tudo ficará bem.
Prezado(a) internauta, a associação entre zumbido subjetivo (aquele que somente o paciente ouve) e perda de audição é extremamente comum. Estudos chegam a mostrar a relação na faixa de 90%. Portanto, a investigação do zumbido começa a princípio com a investigação da própria audição. Acredita-se que o zumbido é resultado da modificação plástica das nossas vias auditivas e corticais (do cerebro) em resposta a essa privação de som (perda auditiva). Como se o cerébro se adaptasse a essa nova situação de perda de audição e a partir daí criasse novos circuitos neurais (dos nervos) que iriam fazer com que o zumbido aparecesse. Diante disso, o controle ou mehora da audição poderia melhorar também melhorar o zumbido. Importante lembrar que outras causas se associam a essa, fazendo do zumbido um sintoma de multicausas (perda auditiva + outras). Todos os fatores envolvidos devem ser estudados um a um. Cuide da sua audição. Discuta com seu otorrinolaringologista sobre o assunto. Boa sorte.

Especialistas

Auro Gonçalves

Auro Gonçalves

Otorrino

São Paulo

Aline Salbego Marimon

Aline Salbego Marimon

Fisioterapeuta

Porto Alegre

Raysa Carrijo

Raysa Carrijo

Fisioterapeuta

Goiânia

Artur Guilherme H. Lima

Artur Guilherme H. Lima

Otorrino

Fortaleza

Milla Rezende Parreira

Milla Rezende Parreira

Otorrino

Porto Velho

Rodrigo Godoy

Rodrigo Godoy

Otorrino

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 452 perguntas sobre Zumbido
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.