todo zumbido é sinal de perda auditiva ?

3 respostas
todo zumbido é sinal de perda auditiva ?
Não. Pode ter relação com perda auditiva, mas também com distúrbios metabólicos como diabetes, níveis elevados de colesterol ou alterações nos hormônios da tireóide por exemplo. Sendo assim, uma consulta com otorrinolaringologista é fundamental, seguido de investigação com audiometria e exames de sangue.

Não.
Até pouco tempo, havia essa relação exclusiva, entre o zumbido e a perda auditiva. No entanto, a relação entre eles ainda existe, mas não tão "intima" como antes. Novas publicações, revelam o zumbido como uma questão não apenas audiológica, mas multifatoriais, incluindo: pertubações na coluna cervical, problemas na articulação temporo-mandibular, hiper ou hipovitaminose (carências de vitaminas), alterações metabólicas (como exemplo: diabetes, disfunções tireoidianas, dentre outros) e fatores psíquicos.
Converse com seu médico, anote suas dúvidas e tudo ficará bem.
Prezado(a) internauta, a associação entre zumbido subjetivo (aquele que somente o paciente ouve) e perda de audição é extremamente comum. Estudos chegam a mostrar a relação na faixa de 90%. Portanto, a investigação do zumbido começa a princípio com a investigação da própria audição. Acredita-se que o zumbido é resultado da modificação plástica das nossas vias auditivas e corticais (do cerebro) em resposta a essa privação de som (perda auditiva). Como se o cerébro se adaptasse a essa nova situação de perda de audição e a partir daí criasse novos circuitos neurais (dos nervos) que iriam fazer com que o zumbido aparecesse. Diante disso, o controle ou mehora da audição poderia melhorar também melhorar o zumbido. Importante lembrar que outras causas se associam a essa, fazendo do zumbido um sintoma de multicausas (perda auditiva + outras). Todos os fatores envolvidos devem ser estudados um a um. Cuide da sua audição. Discuta com seu otorrinolaringologista sobre o assunto. Boa sorte.