Todo sofrimento psíquico tem cura ou tratamento?

13 respostas
Todo sofrimento psíquico tem cura ou tratamento?
Cura é uma palavra difícil de ser usada em saúde mental (e cada vez mais em saúde física também devido ao aumento da ocorrência de doenças crônicas), uma vez que remete a solução de um problema que não irá mais incomodar. Já tratamento é algo que podemos afirmar com mais tranquilidade. Todo sofrimento psíquico pode sim ser tratado em busca de uma melhor qualidade de vida para quem sofre. O importante é aquele que sofre reconhecer isso e procurar ajuda profissional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na terapia raramente se fala de cura, já que o indivíduo e o seu entorno são dinâmicos, podendo ter momentos em que pode ser interessante o retorno à terapia.
Mas o tratamento é completamente possível, assim como a colega acima explicou. Um psicólogo pode te ajudar a entender melhor o seu sofrimento, as causas, fatores que ajudam a manter, autoestima, confiança, amor próprio são todas características que devem ser investigadas por um psicólogo.
Procure ajuda e aprenda a conviver melhor consigo mesmo.
Espero ter ajudado!
Sim, com certeza. Aconselharia você buscar uma avaliação de sintomas com o psicólogo e inicialmente entender o que ocasiona o seu sofrimento, quais as possíveis soluções disponíveis para a resolução e o que esse sofrimentos significam para você. Vai depender muito da sua disposição em buscar seu auto-conhecimento, entender sua história de vida, seus comportamentos e escolhas, dentre outras coisas. Espero ter ajudado.
Depende de cada pessoa, a cura vai depender da resolução do conflito, ou seja o conflito são dois ou mas problemas que a resolução de um anula a de outro, ou seja escolhas, só que escolher uma coisa, vc perde outra, isso deixa a pessoa angustiada. Geralmente o que acontece é a pessoa fugir desse conflito e aí postergando o conflito aumenta se a angústia, ao passar do tempo com angústia aumentada, a doença psicológica surge, como algum transtorno mental. Cada pessoa tem uma estrutura psíquica única, algumas são fortes outras não e essa força também vai ser um componente para se ter a doença ou não. E simples combater a doença, enfrentar o medo, aceitar a perda, resolver o conflito e se adaptar às mudanças. Simples teoricamente, mas difícil colocar em prática, por isso que existe o trabalho do psicólogo para ser o mediador da transformação. Todavia a transformação e cura depende única e exclusivamente da vontade do paciente melhorar.
Relacionado a sua pergunta lhe indico que o ideal será buscar um Psicólogo para uma avaliação detalhada da problemática que envolve o contexto. Destacando que todo sofrimento psíquico pode SIM ser tratado e fazer com que o indivíduo obtenha uma melhora significativa na sua qualidade de vida.Para que ocorra uma melhora o paciente tem que estar empenhado e convicto que pode ter qualidade de vida e até mesmo remissão dos sintomas.
Sim, no entanto, se o paciente estiver muito resistente, ou estiver apoiado no sintoma, ou seja, não consegue abrir mão do sintoma porque este se tornou a propria identidade do paciente, então será muito mais difícil reconhecer a propria responsabilidade da manutenção do sofrimento para conseguir libertar-se deste.
Por exemplo, aquela pessoa que se identifica com a figura de vitima. Esta precisa sofrer para sentir que existe! Compreende?!
Um abraço,
Léa
É preciso investigar e observar os resultados. A psicoterapia também trata do sofrimento psíquico, mas para isso é preciso que o paciente se torne familiar desta mente que produz o sofrimento. Conhecendo-se as causas e condições, é possível se deparar com resultados de uma mente mais saudável e pacífica.
Todo sofrimento psíquico tem tratamento,muitos com cura, outros sem cura, porém com usos de fármacos adequados indicados pelo psiquiatra, e com a psicoterapia, é possível ter qualidade de vida.
Olá...o sofrimento remete a pessoa a um estado, ou seja a pessoa está em sofrimento. Partindo desse princípio o sofrimento reflete o momento vivido, um estado passageiro de sofrimento causado por algum motivo. Sendo assim, o apoio da família e do amigos poderão amenizar o sofrimento. A psicoterapia ajudará a compreender, elaborar, aprender e se possível superar essa fase. Cuide-se.
Toda dor emocional tem a possibilidade de uma melhora efetiva. Para tanto, é necessária a busca de uma ajuda especializada, no caso, uma psicoterapia,trabalho que dá a possibilidade de entender a origem deste sofrimento, sua elaboração e novas soluções para os problemas.
Acredito que procurar ajuda qualificada para descobrir o que está causando este sofrimento seja mais essencial do que a preocupação se há cura para todo sofrimento psíquico ou não. Em linhas gerais, podemos pensar que todas as pessoas em algum momento da vida irá sofrer por algum motivo, no entanto, este sofrimento não pode impedir que a pessoa execute suas tarefas diárias como de costume. Para tanto, buscar ajuda profissional ou tratamento, como você preferir, é uma possibilidade de remissão deste sofrimento à partir do momento em que o profissional irá te dar todo aparato para que consiga superar este sofrimento à partir de novas elaborações. A psicologia atua de maneira a diminuir o sofrimento daquele que sofre.
Como a vida é dinâmica, na Psicologia falamos em tratamento ou controle dos sintomas, a medida que o tratamento irá avançando o paciente, irá sabendo mais de si mesmo, da sua visão de vida e de mundo, irá se ampliado o que com o tempo lhe auxiliar a ser mais “seletivo” no sofrimento.
Esperou que eu tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Olá
Os sofrimentos psíquicos com certeza podem ser tratados através de psicoterapia, muitas vezes aliados à medicação específica também. Dependendo do diagnóstico e do tratamento alguns terão cura, outros permanecerão de uma forma mais atenuada, ou seja, os sintomas diminuirão de intensidade e afetarão menos a qualidade de vida do paciente.
O importante é tentar e fazer a sua parte.
boa sorte

Especialistas

Ana Paula Alves dos Santos

Ana Paula Alves dos Santos

Psicólogo, Psicanalista

Caruaru

Agendar uma visita
Luar Violeta Perez

Luar Violeta Perez

Psicólogo, Psicanalista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Fernando Bertol Scussel

Fernando Bertol Scussel

Psiquiatra

Passo Fundo

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 111 perguntas sobre Avaliação psicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.