Todo Neurologista é apto a diagnostica os diferentes graus do ''Transtorno do Espectro Autista''?

5 respostas
Todo Neurologista é apto a diagnostica os diferentes graus do ''Transtorno do Espectro Autista''?
Habitualmente o neurologista estará apto ao diagnóstico de t.espectro autista. A divisão em graus é um tanto nebulosa e artificial, algumas vezes ela traduzirá o quadro geral mas algumas vezes não

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na verdade, o médico mais recomendado para dar este tipo de diagnóstico é o psiquiatra infantil, embora o neuropediatra também possa fazer. Mas mesmo assim, não é um único profissional que faz esse diagnóstico, mas sim uma equipe multiprofissional que avaliará o transtorno dentro da sua especialidade. Então deve haver a avaliação do psicólogo/neuropsicóloga, fonoaudiólogo, neurologista e/ou psiquiatra, entre outros... Essa interdisciplinaridade é altamente recomendável.
Um abraço!
Olha, qualquer médico, se sentindo seguro, pode dar um diagnóstico de qualquer doença...No entanto, como o corpo humano é bem complexo, foi dividido em "órgãos ou partes" para melhor estudá-lo - e assim vieram as especialidades médicas. Autismo é um transtorno que afeta principalmente o comportamento! Por conta disso, na medicina, é visto pela especialidade que "cuida" do comportamento humano; que no caso é a psiquiatria. Sendo o melhor capacitado a prescrever uma medicação para o autismo...mas não se torna inadequado que outros médicos prescrevam. Há sub-especializações na psiquiatria onde só vêem casos dos "transtornos do desenvolvimento" onde o autismo se encaixa.
Dica: quando tiver dúvida se tal doença é dessa ou de outra especialidade (na medicina), consulte a CID-10 da OMS. Cada doença (no geral) está relacionada com uma letra e número. Ex: conjuntivite (H10) iniciados com "H" serão da oftalmologia. Autismo (F84.0) iniciados com "F" serão da psiquiatria...e demais especialidades
Alguns neurologistas infantis podem diagnosticar, porém o psiquiatra infantil também realiza.
O ideal seria um diagnóstico de uma equipe multi-disciplinar, assim terá o laudo mais completo e com mais precisão.

Obrigada.!
Sim, apto é. Agora, fico me perguntando se sua pergunta significa uma falta de confiança na informação que o médico deu. Se for esta situação, sugiro você procurar uma consulta com médico psiquiatra. É comum as pessoas buscarem confirmação do diagnóstico com outros profissionais.

Especialistas

Marcielen Santana

Marcielen Santana

Psicopedagogo

Porto Alegre

Angélica Aguiar

Angélica Aguiar

Psicopedagogo

Sorocaba

Gelaine Souza

Gelaine Souza

Psicopedagogo

Magé

Maisa Manhães

Maisa Manhães

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.