Todo mundo que tem depressão tem pouca serotonina?
2
respostas
Todo mundo que tem depressão tem pouca serotonina?
Não. Não é tão simples, assim. A serotonina é um neurotransmissor envolvido em vários transtornos psiquiátricos, inclusive nas depressões. Porém, não se trata de uma falta da substância, porém numa diminuição de sua atividade (quando se fala em serotonina). Além disto, há muitas outras substâncias envolvidas na gênese da depressão, desde outros neurotransmissores mais conhecidos popularmente, como a dopamina e a noradrenalina, até outras substâncias de que os veículos não leigos nem costumam mencionar como, por exemplo, substância P ou CCK. Finalmente, é possível que uma parte das pessoas com depressão tenha até um cérebro sutilmente diferente de pessoas que não apresentam o quadro ou seja, nem se sabe se é possível falar de "depressão" ou se é necessário falar de "depressões", no plural (vários tipos). Os antidepressivos que atuam sobre a serotonina, por sua vez, apesar de levarem, num primeiro momento, a um aumento da serotonina, em seguida levam a uma série de outros eventos, nas células nervosas, que envolvem outros mecanismos. E há antidepressivos que nem tem efeito de aumentar diretamente a serotonina.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A depressão não é causada apenas por baixos níveis de serotonina no cérebro. Embora isso seja uma parte da história, a depressão é uma condição complexa com muitos fatores envolvidos, como genética, estresse e eventos traumáticos. Não é o mesmo para todos, e nem todos com baixos níveis de serotonina têm depressão. O tratamento geralmente inclui terapia e, às vezes, medicamentos, mas é importante procurar a ajuda de um profissional de saúde para obter o melhor tratamento para você.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.