Todo diagnostico de mania é bipolaridade? uma vez que a mania é uma fase da bipolaridade?pq no caso
5
respostas
Todo diagnostico de mania é bipolaridade? uma vez que a mania é uma fase da bipolaridade?pq no caso só apresenta a fase maniaca sem a fase de depressao... Todo maniaco é bipolar? o diagnostico de mania ja foi dado. Pode haver somente mania sem bipolaridade?
Sim, se a pessoa já teve um episódio de mania ou hipomania ela tem o que chamamos de Transtorno de Humor Bipolar. Isto quer dizer que mesmo se a pessoa não tiver tido episódios de Depressão se a doença não for tratada esse episódio virá no futuro, pois é parte do ciclo normal da doença. Esse trastorno é como se fosse uma doença degenerativa, visto que se não tratado o paciente tem cada vez mais episódios de mania ou depressão (a pessoa fica menos tempo sem ciclar), a gravidade dos episódios se torna cada vez maior e com o tempo além de perda gradativa de memória e concentração, pois cada episódio de humor é muito tóxico ao cérebro. O tratamento mais eficaz na literatura científica é a junção de tratamento medicamentoso com psiquiatra somado a Terapia Cognitivo Comportamental com psicólogo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
De acordo com o DSM 5, um episódio de mania clássico, se isolado, fecha o diagnóstico de transtorno bipolar tipo I mesmo sem história de episódio depressivo prévio. Porém, sabe-se que é muito mais provável que as pessoas portadoras da doença venham a ter muito mais episódios depressivos ao longo da vida do que de mania. Por isso, o tratamento medicamentoso é fundamental: tanto para tirar do episódio depressivo ou maníaco, quanto para garantir a estabilidade e prevenir novos episódios.
Existe o Transtorno do Humor Unipolar. Só apresentar uma das fases, só a mania ou só a depressão. Na primeira consulta em Psiquiatria o que se faz é a hipótese diagnostica com o acompanhamento firma-se o diagnóstico. Um abraço.
A mania é característica do TAB, mas existem quadros que podem se parecer muito com mania. Por isso, só um profissional competente pode fazer o diagnóstico diferencial, mas em caso de confirmação da mania, se tratará de TAB mesmo
Sim, cada pessoa é única e a classificação dos transtornos é um modo teórico de tentar classificar para um melhor estudo e pesquisa dos processos mentais que acomete cada indivíduo mas nunca é absoluto ou determinante. é uma padronização e nunca chega a descrever o indivíduo ou determinar seus comportamentos, mas é uma forma de aproximar e identificar para mim melhor tratamento. Deve ser sempre buscar o tratamento com médicos psiquiatras competentes e comprometidos e interessados no indivíduo que está em sofrimento de forma individual pois cada pessoa é única e cria relações e significações únicas que devem ser acompanhadas e trabalhadas de forma singular, e a resposta aos medicamentos também. Em conjunto com o tratamento psiquiátrico deve ser realizado o tratamento psicológico de preferência abordagem Gestalt é por meio dele que o indivíduo vai aprender a se perceber e a se auto conhecer e consequentemente recriar significações e melhorar seu quadro restaurando seu fluxo saudável.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Quem tem o transtorno afetivo bipolar pode ter demência?
- Qual é o papel da família no diagnóstico e na adesão ao tratamento no Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
- É verdade que uma pessoa para ser diagnosticada com o Transtorno Afetivo (TAB), ela tem que passar por um período de mania ou hipomania?
- Tenho um amigo com transtorno de bipolaridade, sempre nos demos muito bem, mas nessas últimas semana, ele tem agido de forma agressiva e tem me feito várias ofensas, até me bloqueou nas redes sociais sem eu ter feito nada, o que faço? Estou muito mal e aborrecido.
- Em que idade o transtorno afetivo bipolar (TAB) se manifesta?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
- Quais são as diferenças do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I e II?
- Gostaria de perguntar quais as mudanças no estilo de vida que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida de uma pessoa com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
- Existem sinais comportamentais precoces que anunciam o transtorno bipolar durante a infância e adolescência?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.