Todo diagnostico de mania é bipolaridade? uma vez que a mania é uma fase da bipolaridade?pq no caso

5 respostas
Todo diagnostico de mania é bipolaridade? uma vez que a mania é uma fase da bipolaridade?pq no caso só apresenta a fase maniaca sem a fase de depressao... Todo maniaco é bipolar? o diagnostico de mania ja foi dado. Pode haver somente mania sem bipolaridade?
Sim, se a pessoa já teve um episódio de mania ou hipomania ela tem o que chamamos de Transtorno de Humor Bipolar. Isto quer dizer que mesmo se a pessoa não tiver tido episódios de Depressão se a doença não for tratada esse episódio virá no futuro, pois é parte do ciclo normal da doença. Esse trastorno é como se fosse uma doença degenerativa, visto que se não tratado o paciente tem cada vez mais episódios de mania ou depressão (a pessoa fica menos tempo sem ciclar), a gravidade dos episódios se torna cada vez maior e com o tempo além de perda gradativa de memória e concentração, pois cada episódio de humor é muito tóxico ao cérebro. O tratamento mais eficaz na literatura científica é a junção de tratamento medicamentoso com psiquiatra somado a Terapia Cognitivo Comportamental com psicólogo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
De acordo com o DSM 5, um episódio de mania clássico, se isolado, fecha o diagnóstico de transtorno bipolar tipo I mesmo sem história de episódio depressivo prévio. Porém, sabe-se que é muito mais provável que as pessoas portadoras da doença venham a ter muito mais episódios depressivos ao longo da vida do que de mania. Por isso, o tratamento medicamentoso é fundamental: tanto para tirar do episódio depressivo ou maníaco, quanto para garantir a estabilidade e prevenir novos episódios.
Existe o Transtorno do Humor Unipolar. Só apresentar uma das fases, só a mania ou só a depressão. Na primeira consulta em Psiquiatria o que se faz é a hipótese diagnostica com o acompanhamento firma-se o diagnóstico. Um abraço.
A mania é característica do TAB, mas existem quadros que podem se parecer muito com mania. Por isso, só um profissional competente pode fazer o diagnóstico diferencial, mas em caso de confirmação da mania, se tratará de TAB mesmo
Sim, cada pessoa é única e a classificação dos transtornos é um modo teórico de tentar classificar para um melhor estudo e pesquisa dos processos mentais que acomete cada indivíduo mas nunca é absoluto ou determinante. é uma padronização e nunca chega a descrever o indivíduo ou determinar seus comportamentos, mas é uma forma de aproximar e identificar para mim melhor tratamento. Deve ser sempre buscar o tratamento com médicos psiquiatras competentes e comprometidos e interessados no indivíduo que está em sofrimento de forma individual pois cada pessoa é única e cria relações e significações únicas que devem ser acompanhadas e trabalhadas de forma singular, e a resposta aos medicamentos também. Em conjunto com o tratamento psiquiátrico deve ser realizado o tratamento psicológico de preferência abordagem Gestalt é por meio dele que o indivíduo vai aprender a se perceber e a se auto conhecer e consequentemente recriar significações e melhorar seu quadro restaurando seu fluxo saudável.

Especialistas

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.