Todo ansiolítico causa apatia ? Vou ao psiquiatra para me indicar um pois estou tendo muitas crises

2 respostas
Todo ansiolítico causa apatia ? Vou ao psiquiatra para me indicar um pois estou tendo muitas crises de ansiedade mas estou com medo de ficar apática e parar de amar as pessoas como estou vendo pessoas relatando isso!
Nenhum ansiolítico deve causar "apatia". Alguns ansiolíticos (benzodiazepínicos) podem causar sonolência, dependendo de dose e de sensibilidade individual - mas, estes só devem ser usados por algumas semanas e nao sao indicados para todos os casos de ansiedade. Os outros ansiolíticos principais sao os inibidores seletivos de recaptura de serotonina - alguns podem causar um pequeno grau de sonolência, em algumas pessoas mais sensíveis; estes efeitos costumam desaparecer ou pelo menos melhorar muito, após algumas semanas de uso. Outra medicaçao usada em alguns casos é a buspirona, que nao costuma causar sonolência. Existem algumas outras opçoes para casos mais resistentes, como os antidepressivos duais e alguns tricíclicos (estes podem causar sonolência, mas nao apatia). Ou seja, nao se preocupe com "apatia" - escolha um(a) psiquiatra competente e ele(a) saberá a medicaçao mais indicada para seu caso.

Algumas medicações podem produzir uma sensação de embotamento afetivo em um grupo de pacientes, mas a maioria dos pacientes não experimenta esse problema. É fundamental uma boa comunicação entre você e seu psiquiatra, pois dessa forma ele poderá ajustar o seu tratamento a fim de resolver essas ou outras questões, tornando seu acompanhamento mais confortável.