Todas as mulheres podem colocar DIU Mirena?

4 respostas
Todas as mulheres podem colocar DIU Mirena?
Ola. Obrigado por escrever. Sua pergunta: "todas as mulheres podem colocar DIU Mirena?" Sua resposta é não. Como sabiamente já foi colocado aqui, nem todas podem usar o Mirena. É necessário que um protocolo seja bem executado para que qualquer procedimento médico funcione. A inserção e o uso de qualquer DIU obedece aos protocolos de rotina. O Mirena é apenas mais um DIU, com o diferencial de conter hormônio que é liberado para a cavidade do útero. Como qualquer DIU, é um corpo estranho que apresenta cordões para sua extração. Por essa razão gostaria de lembrar que vaginoses, infecções, e hipersecreções vaginais são mais intensas e mais frequentes nas usuárias de DIU. Isso aumentaria o potencial risco de infecções ginecológicas ascendentes, do tipo infecções de trompas, com risco de obstrução definitiva e esterilidade. Por isso evito ao máximo inserir qualquer DIU em quem nunca gestou. Vamos errar por excesso de cuidado, e não por falta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A principio sim, mas o ideal e avaliar cada mulher junto com seu historico familiar e de exames complementares e verificar se e possível mesmo
Por tratar-se de um método hormonal somente com progestageno (não tem estrogênio na composição) e por ter pouca absorção sistêmica, isso quer dizer que pouco do hormônio passa pra corrente sanguínea, reduzindo os efeitos colaterais, este método torna-se seguro para a grande maioria das mulheres, mesmo aquelas que estão amamentando, que tem hipertensão, enxaqueca, aquelas com maior risco de eventos tromboticos, etc. Pode ser usado em mulheres que nunca engravidaram assim como naquelas mais velhas que há estão perto da menopausa.
Realmente ele não deve ser usado em mulheres com alterações anatômicas importantes do útero, pois o DIU nao ficaria bem posicionado.
Toda a prescrição contraceptiva deve ser orientada por profissional capacitado, discutindo pros e contras de cada método.
A maioria da mulheres sim, mas temos algumas contra-indicações:
- pacientes com malformações uterinas ou miomas grandes que distorçam a anatomia do útero,
- câncer no útero,
- câncer de mama,
- infecção genital ativa,
- doenças hepáticas (do fígado), entre outras.
Procure o seu ginecologista para ver se é um método adequado para sua saúde.

Especialistas

Miucha Rios O. Zucchi

Miucha Rios O. Zucchi

Ginecologista, Sexólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Paulo Rodrigo Faria Rodrigues

Paulo Rodrigo Faria Rodrigues

Ginecologista, Especialista em diagnóstico por imagem

Campinas

Agendar uma visita
Mariana Morette Giampietro

Mariana Morette Giampietro

Ginecologista, Mastologista

Araçatuba

Agendar uma visita
Nayara Santos

Nayara Santos

Ginecologista

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2314 perguntas sobre DIU mirena
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.