Toda vez que penso em algo q não aconteceu no passado me dói, eu tento parar de pensar nisso, mais

10 respostas
Toda vez que penso em algo q não aconteceu no passado me dói, eu tento parar de pensar nisso, mais não dou conta e começo a me desesperar. Queria saber se isso é um tipo de ansiedade e uma dica pra ficar mais calma.
Olá!!!
Pelo relato fica difícil dizer com precisão... mas vamos supor que seja ansiedade. A ansiedade pode ser de dois tipos, aquela ansiedade que nos faz fazer coisas, que é produtiva e a ansiedade que nos paralisa. Pelo o que você escreve, algumas coisas, mesmo que não tenham acontecido no passado, fazem você ficar muito tempo pensando sobre elas e ficando triste. Neste sentido, eu acho importante você procurar algum profissional da psicologia para te ajudar a entender o que te paralisa tanto e porquê.
Com relação a dica, a melhor dica que tem é a respiração... ela ajuda você a diminuir os batimentos cardíacos, além de fazer você se focar em outra atividade fazendo com que a passagem do tempo diminua a ansiedade. A respiração deve ser profunda, por exemplo, puxa o ar pelo nariz e depois solta pela boca. Mas ela deve ser feito bem devagar...
Espero ter ajudado!! Qualquer dúvida, fico a disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
olá, vamos separar o seu relato.
primeira parte o conteúdo - tristeza, algo do passado que traz uma lembrança associada a dor emocional e física. Quando diz q não dá conta e começa a se desesperar me faz pensar o como esta impossível se aproximar do conteúdo que vou chamar de traumático e conflituoso e por em palavras... acho importante procurar apoio para percorrer seus medos. tirar do passado e da sombra e se relacionar, dar outra forma para o que está sentindo.
segunda parte- os sintomas que relata sugerem ansiedade. para falar em psicopatologia é importante uma avaliação mais detalhada. ok?!?
Entretanto, a dica em casos de ansiedade sempre está associada a exercícios de respiração. ciclos de inspiração com expiração mais lenta. buscar promover voluntariamente ações e emoções mais suaves. espero ter ajudado.
abraços, Betânia Tassis.
A pergunta tem poucas informações, mas se você tem com frequência pensamentos intrusivos negativos e eles alteram seu estado de humor, seria muito interessante fazer uma avaliação psicológica e compreender melhor as razões da sua alteração de humor, exercícios de relaxamento, respiração e atividade física são alternativas que complementam o tratamento, não substitui uma avaliação e psicoterapia, mas podem aliviar o sintomas.
Arrependimento é normal. Todos nós precisamos lidar com isso. A diferença é se esses pensamentos são repetitivos e como eles prejudicam sua vida. Ideal seria conversar com algum terapeuta para que possa separar as duas coisas - arrependimentos e pensamentos obsessivos, se for o caso. Boa sorte
No estudo da mente, C.G. Jung nos lembra: " O que você resiste, persiste." Quando a mente não consegue processar algumas informações, estas irão se tornar confusas unidas aos medos e fantasias. Basicamente estamos falando aqui de TRAUMAS. A abordagem e técnica reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é chamada de EMDR. Sinta-se livre para saber mais pelo site ou por telefone. Não desista! É possível lidar com isso!
O sentimento que lhe vem ao constatar que não realizou algo que talvez mudasse sua historia pode gerar a elevação de ansiedade.

Recomendo que inicie um trabalho Psicoterápico para entender seus processos psico emocionais e assim adquirir maior equilibrio para sua vida pessoal, familiar e profissional.

O autoconhecimento ajuda a entender seus limites e a respeita-los sem culpa.

Abraços.
É interessante você procurar um acompanhamento psicológico para tratar estes assuntos do seu passado.
Espero que tenha ajudado.
Bom dia!
É bem difícil entender exatamente o que você precisa de ajuda com base no relato que você forneceu. Por isso, não consigo pontuar se é uma ansiedade... Apesar disso, penso que pode ser útil você pensar
em algumas questões que irei lhe pontuar: "atualmente é possível você fazer algo para mudar a situação do passado?" e, se sim "vale a pena fazer?". Avalie as vantagens e desvantagens disso para obter uma resposta sobre.

Além disso, acrescento que, me parece que você tem um grau de sofrimento nessa situação. É isso? Se sim, você já cogitou buscar ajuda profissional? Uma psicoterapia lhe beneficiaria a enfrentar as dificuldades do passado e os problemas de lidar com suas escolhas no presente. A terapia cognitivo-comportamental seria bem interessante em um caso como o seu.
Espero ter ajudado a promover alguma reflexão.
Abs
Olá, seus dados não são suficientes para responder se trata ou não de uma ansiedade. É importante q vc busque ajuda para descobrir o que provoca vc ficar ruminando com conteúdos do seu passado. Procure uma ajuda com uma psicóloga da terapia cognitiva comportamental. Procure observar seus pensamentos, tente ficar no presente, no aqui e no agora que você se sentirá melhor. Abraço.
Ao longo da vida todos iremos passar por experiências cuja finalidade é o nosso fortalecimento. Algumas há, principais, que achamos episódios existeciais ou entraves-estímulos. A ansiedade vem a ser um sentimento de mal estar ou apreensão diante destes episódios que uma vez ultrapassados, ditam uma idade afetiva pessoal. Para mantermos a saúde emocional e mental temos que ter em conta a responsabilidade em assumirmos estes episódios, vivência-los e ultrapassá-los. As psicoterapias, mormente, as psicanálises ajudam-nos a restaurar a nossa capacidade de prosseguir construindo nossa vida a medida em que tomamos consciência das atitudes legitimas que devem ser mantidas bem como das ilegítmas que necessitam ser corrigidas.
A devida investigação e revisão dos conteúdos reprimidos, portanto incovenientes para a manutenção da necessária harmonia psiquíca, irá libertá-la da tirania destes complexos.

Especialistas

Thalia Gabriela Cichaczewski

Thalia Gabriela Cichaczewski

Psicólogo

Novo Progresso

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.