Toda vez que penso em algo q não aconteceu no passado me dói, eu tento parar de pensar nisso, mais

10 respostas
Toda vez que penso em algo q não aconteceu no passado me dói, eu tento parar de pensar nisso, mais não dou conta e começo a me desesperar. Queria saber se isso é um tipo de ansiedade e uma dica pra ficar mais calma.
Olá!!!
Pelo relato fica difícil dizer com precisão... mas vamos supor que seja ansiedade. A ansiedade pode ser de dois tipos, aquela ansiedade que nos faz fazer coisas, que é produtiva e a ansiedade que nos paralisa. Pelo o que você escreve, algumas coisas, mesmo que não tenham acontecido no passado, fazem você ficar muito tempo pensando sobre elas e ficando triste. Neste sentido, eu acho importante você procurar algum profissional da psicologia para te ajudar a entender o que te paralisa tanto e porquê.
Com relação a dica, a melhor dica que tem é a respiração... ela ajuda você a diminuir os batimentos cardíacos, além de fazer você se focar em outra atividade fazendo com que a passagem do tempo diminua a ansiedade. A respiração deve ser profunda, por exemplo, puxa o ar pelo nariz e depois solta pela boca. Mas ela deve ser feito bem devagar...
Espero ter ajudado!! Qualquer dúvida, fico a disposição.

olá, vamos separar o seu relato.
primeira parte o conteúdo - tristeza, algo do passado que traz uma lembrança associada a dor emocional e física. Quando diz q não dá conta e começa a se desesperar me faz pensar o como esta impossível se aproximar do conteúdo que vou chamar de traumático e conflituoso e por em palavras... acho importante procurar apoio para percorrer seus medos. tirar do passado e da sombra e se relacionar, dar outra forma para o que está sentindo.
segunda parte- os sintomas que relata sugerem ansiedade. para falar em psicopatologia é importante uma avaliação mais detalhada. ok?!?
Entretanto, a dica em casos de ansiedade sempre está associada a exercícios de respiração. ciclos de inspiração com expiração mais lenta. buscar promover voluntariamente ações e emoções mais suaves. espero ter ajudado.
abraços, Betânia Tassis.
A pergunta tem poucas informações, mas se você tem com frequência pensamentos intrusivos negativos e eles alteram seu estado de humor, seria muito interessante fazer uma avaliação psicológica e compreender melhor as razões da sua alteração de humor, exercícios de relaxamento, respiração e atividade física são alternativas que complementam o tratamento, não substitui uma avaliação e psicoterapia, mas podem aliviar o sintomas.
Arrependimento é normal. Todos nós precisamos lidar com isso. A diferença é se esses pensamentos são repetitivos e como eles prejudicam sua vida. Ideal seria conversar com algum terapeuta para que possa separar as duas coisas - arrependimentos e pensamentos obsessivos, se for o caso. Boa sorte
No estudo da mente, C.G. Jung nos lembra: " O que você resiste, persiste." Quando a mente não consegue processar algumas informações, estas irão se tornar confusas unidas aos medos e fantasias. Basicamente estamos falando aqui de TRAUMAS. A abordagem e técnica reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é chamada de EMDR. Sinta-se livre para saber mais pelo site ou por telefone. Não desista! É possível lidar com isso!
O sentimento que lhe vem ao constatar que não realizou algo que talvez mudasse sua historia pode gerar a elevação de ansiedade.

Recomendo que inicie um trabalho Psicoterápico para entender seus processos psico emocionais e assim adquirir maior equilibrio para sua vida pessoal, familiar e profissional.

O autoconhecimento ajuda a entender seus limites e a respeita-los sem culpa.

Abraços.
É interessante você procurar um acompanhamento psicológico para tratar estes assuntos do seu passado.
Espero que tenha ajudado.
Bom dia!
É bem difícil entender exatamente o que você precisa de ajuda com base no relato que você forneceu. Por isso, não consigo pontuar se é uma ansiedade... Apesar disso, penso que pode ser útil você pensar
em algumas questões que irei lhe pontuar: "atualmente é possível você fazer algo para mudar a situação do passado?" e, se sim "vale a pena fazer?". Avalie as vantagens e desvantagens disso para obter uma resposta sobre.

Além disso, acrescento que, me parece que você tem um grau de sofrimento nessa situação. É isso? Se sim, você já cogitou buscar ajuda profissional? Uma psicoterapia lhe beneficiaria a enfrentar as dificuldades do passado e os problemas de lidar com suas escolhas no presente. A terapia cognitivo-comportamental seria bem interessante em um caso como o seu.
Espero ter ajudado a promover alguma reflexão.
Abs
Olá, seus dados não são suficientes para responder se trata ou não de uma ansiedade. É importante q vc busque ajuda para descobrir o que provoca vc ficar ruminando com conteúdos do seu passado. Procure uma ajuda com uma psicóloga da terapia cognitiva comportamental. Procure observar seus pensamentos, tente ficar no presente, no aqui e no agora que você se sentirá melhor. Abraço.
Ao longo da vida todos iremos passar por experiências cuja finalidade é o nosso fortalecimento. Algumas há, principais, que achamos episódios existeciais ou entraves-estímulos. A ansiedade vem a ser um sentimento de mal estar ou apreensão diante destes episódios que uma vez ultrapassados, ditam uma idade afetiva pessoal. Para mantermos a saúde emocional e mental temos que ter em conta a responsabilidade em assumirmos estes episódios, vivência-los e ultrapassá-los. As psicoterapias, mormente, as psicanálises ajudam-nos a restaurar a nossa capacidade de prosseguir construindo nossa vida a medida em que tomamos consciência das atitudes legitimas que devem ser mantidas bem como das ilegítmas que necessitam ser corrigidas.
A devida investigação e revisão dos conteúdos reprimidos, portanto incovenientes para a manutenção da necessária harmonia psiquíca, irá libertá-la da tirania destes complexos.