Toda vez que alguém me dá um presente. Geralmente eu recuso. Sobretudo, quando há insistência ou não

17 respostas
Toda vez que alguém me dá um presente. Geralmente eu recuso. Sobretudo, quando há insistência ou não tenho como negar, eu me sinto na obrigação de dar um presente de volta. Enquanto não fizer isso. Não tenho paz. Isso é normal?
Olá, tudo bem? Geralmente receber presentes, nos causam certo constrangimento, ainda mais se fomos um pouco mais tímidos, essa tendência de sentir obrigação talvez seja preocupação com a reciprocidade, causando a sensação de que é preciso sempre retribuir pode ser baseada em normas sociais ou crenças pessoais sobre a reciprocidade. Se esses sentimentos estão afetando significativamente seu bem-estar, pode ser útil conversar com um psicólogo para explorar essas emoções e desenvolver estratégias para lidar com elas.
Se quiser discutir isso mais a fundo, podemos marcar uma consulta para entendermos melhor seus sentimentos e trabalharmos juntos nessa questão.

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 50

Olá. Talvez você tenha compreendido os afetos como uma troca, todo gesto de carinho recebido do outro era uma troca, que deve obrigatoriamente gerar uma devolução. A sensação após a "obrigação" de dar o presente de volta é de alívio? Dever cumprido? Lembre-se, gestos de carinho e afeto não são deveres, são formas de demonstrar seus bons sentimentos ao outro.
Para entender melhor sua questão conhecendo seu passado, sua história.
Fica bem!
Olá! Primeiramente, fico feliz em ver que você está procurando um profissional para te ajudar com esses pensamentos/sentimentos.

Sentir-se desconfortável ao receber presentes e sentir uma obrigação de retribuir pode ser considerado normal.

A origem desse desconforto pode estar vinculada a diversos fatores culturais e ou psicológicos.

Buscar um auxílio psicológico pode te ajudar a entender a origem desses sentimentos e encontrar maneiras saudáveis ​​de lidar com eles.

Caso se sinta confortável, podemos agendar uma consulta e assim, juntos buscar maneiras mais saudáveis ​​de lidar com esses sentimentos.

Com carinho, Itaíra Ávila
Olá! Receber um presente pode fazer você se sentir em dívida com a pessoa, como se houvesse uma obrigação implícita de retribuir o favor. Você pode sentir que não merece o presente ou que não é digno de receber algo sem dar algo em troca. Esse fenômeno pode está relacionado a crenças de autoestima e merecimento.

Se esses sentimentos causam muito estresse ou interferem significativamente em suas relações, considerar falar com um psicólogo pode ser útil.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! O que achei muito interessante no seu relato é a intensidade desses afetos quando escreve: "não tenho paz enquanto fizer". Parece ter tomado a forma de ritual que pode estar associado à diversos fatores, por isso, considero importante que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para essa questão, pois aparentemente está se tornando um incômodo para você. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá, como vai?
É normal ter esses sentimentos de obrigação e desconforto ao receber um presente, especialmente se você se sente pressionado a retribuir de alguma forma. No entanto, é importante lembrar que presentes são uma forma de demonstrar carinho e apreço, e não uma troca de favores obrigatória.

Se você se sentir incomodado com essa situação, pode ser útil conversar abertamente com a pessoa que lhe deu o presente e explicar como se sente. Você também pode tentar mudar sua percepção sobre presentes e considerá-los como gestos de bondade, em vez de algo que deva ser retribuído imediatamente.

Lembre-se de que retribuir um presente não precisa necessariamente ser algo material ou de mesmo valor. Um simples agradecimento sincero e uma demonstração de apreço são formas igualmente valiosas de retribuir um presente. O importante é que a intenção por trás do gesto seja genuína e sincera. Te desejo um feliz dia!!!
É comum que as pessoas tenham diferentes reações e sentimentos em relação a receber presentes, e esses sentimentos podem ser influenciados por diversos fatores, como a cultura, a educação e experiências pessoais. No seu caso, parece que há um forte senso de reciprocidade e uma preocupação em parecer ingrato, o que pode estar gerando essa necessidade de retribuição para se sentir em paz.
É importante refletir sobre alguns pontos como, Expectativas Sociais, Autocompaixão e Aceitação, Comunicação, Trabalho Emocional para explorar mais a fundo esses sentimentos com um profissional de saúde mental.
Um psicólogo pode ajudá-lo a entender melhor as raízes dessas emoções e a desenvolver estratégias para lidar com elas de maneira saudável. Lembre-se de que é natural ter essas reações, e buscar um equilíbrio saudável é um passo importante para o bem-estar emocional. Espero ter auxiliado.
Olá! É preciso investigar o motivo de você sentir tanto constrangimento assim ao receber presentes. Na vida, por vezes doamos mais do que recebemos, por vezes recebemos mais do que doamos. Por que receber é tão angustiante pra você a ponto de se sentir sempre em dívida com quem te presenteou? Por que precisa estar sempre em dívida? Em um processo de análise, isso pode ser investigado de forma aprofundada. Me coloco à disposição para ajudar caso queira agendar uma consulta!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Olá! Tudo bem? Espero lhe encontrar bem. Entendo que essa situação possa ser bastante incômoda e gerar um sentimento de desconforto significativo. Recusar presentes ou sentir-se na obrigação de retribuí-los pode estar relacionado a diversos fatores emocionais e comportamentais. Pode ter a ver com a experiência passadas e aprendizados.
Primeiramente, gostaria de ressaltar que a questão não é sobre esses sentimentos serem "normais" ou não, mas sim sobre a sua qualidade de vida e o sofrimento que esse comportamento parece estar causando. Se você sente que essa necessidade de retribuir presentes está impactando negativamente seu bem-estar, então, é algo que merece atenção e pode ser tratado.
Esse tipo de comportamento pode estar relacionado a sentimentos de culpa, medo de parecer ingrato ou até mesmo uma necessidade excessiva de reciprocidade, entre outras possibilidades. Todos esses sentimentos são válidos e compreensíveis, mas é importante entender de onde eles vêm e como podem ser gerenciados de forma saudável. Assim, você poderá escolher como agir e não apenas “reagir” a situação.
A psicoterapia pode ser um caminho excelente de autoconhecimento, muito eficaz, para explorar sentimentos e comportamentos. Um psicólogo pode lhe ajudar a entender as raízes dessas reações e a desenvolver estratégias para lidar com elas de maneira que não comprometa seu bem-estar. Na terapia, você terá um espaço seguro para expressar suas preocupações, refletir sobre suas experiências, associações e trabalhar em direção a um estado emocional mais equilibrado e saudável.
Havendo interesse em dar esse passo importante para cuidar de si mesmo, entre em contato comigo, estou à disposição para ajudar. Me mande uma mensagem e para poder agendar uma consulta para explorar melhor essa questão e outras que possam estar relacionadas. A terapia pode proporcionar o apoio necessário para que você encontre equilíbrio e novas escolhas em suas interações sociais.
Aguardo seu contato. Conte comigo! Estou à disposição! Sucesso naquilo que busca e até breve!
Abraços,
Psicóloga e Mestre em Psicologia Adriana de Araújo
@psicologaadrianadearaujo
Olá! O fato de ter que retribuir me passa um sentimento de dívida com o outro, sendo que isso não é justo com você pois você é alguém merecedor de ganhar um presente, algo relacionado a afeto. Caso esteja te incomodando essa situação, o ideal é procurar ajuda para entender melhor. Estou a disposição.
Seu relato é muito curto, precisaria ouvir mais sobre o que te afeta quando ganha um presente. Escuto que existe uma demanda de saber mais sobre este comportamento, do qual você relata não conseguir controlar e estar causando incomodo. Estes dados são suficientes para dar inicio a um processo de análise. Na psicanálise não existem respostas prontas, iguais para todos. Cada pessoa tem sua historia de vida que constituem seu psiquismo. Vamos descobrir junto o que te leva a tomar esta atitude?
Olá, tudo bem? Além da dificuldade de receber presentes, sente também a mesma sensação ao receber elogios? Às vezes a nossa 'zona de conforto' não é muito agradável, ou seja, o modo de interagir com os outros pode ser repleta de bloqueios, como se não fôssemos merecedores de cuidado, afeto, melhorias etc... Você já fez terapia? O que acha de buscar atendimento com um psicólogo para conhecer mais a fundo os seus sentimentos, angústias, as origens deles? O autoconhecimento é libertador, recomendo. Abraços!
Primeiramente é importante explorar de onde esses sentimentos vêm.

Você mencionou sentir-se na obrigação de retribuir um presente, o que sugere que você pode estar experimentando uma forma de pressão interna ou uma necessidade de manter um equilíbrio nas relações.

Gostaria de entender mais sobre o que você sente quando recebe um presente e o que o faz sentir essa obrigação. Muitas vezes, nossos sentimentos de obrigação podem estar ligados a crenças internas sobre reciprocidade ou merecimento.

Te convido a explorarmos isso juntas, sem julgamento, para que você possa encontrar uma maneira de lidar com esses sentimentos que lhe traga mais paz e autocompreensão.

Psicóloga Rosani Isobe
Olá! É normal, e este é o problema. Nossa cultura favorece que entendamos afetos como mercadorias, e vice-versa, como se nada pudesse ser dado de graça. Isso causa sofrimento pois pode aprisionar os sentimentos nessa obrigação, tanto para manter uma relação que é importante quanto também para desfazer um vínculo afetivo quando esta é a intenção. Se precisar, estou à disposição.
Olá, são vários os fatores que podem fazer com que alguém recuse um presente, se sinta mal ou até acredite que precisa devolver com outro presente. Um dos sintomas mais comuns nesse caso costuma ser a baixa autoestima, que pode ser também sintoma de ansiedade, o melhor a fazer é buscar uma terapia, tem aí algo de não se sentir merecedora ou até mesmo de se sentir em dívida com alguém, esses sentimentos muitas vezes tem explicações mais profundas.
Só você poderá dizer o porque deste incomodo persistir em você, sabemos que podemos criar modos de pensar e até mesmo modos de funcionamento, mas pensar mais a fundo acerca disso pode ser libertador, psicoterapia poderá lhe auxiliar neste sentido. Encontro-me a disposição.
Olá! É compreensível sentir-se dessa maneira quando se trata de receber e retribuir presentes. A recusa inicial pode ser uma resposta natural se você se sentir surpreso ou despreparado, especialmente se houver uma insistência da outra pessoa. No entanto, a sensação de obrigação para retribuir pode surgir depois, muitas vezes influenciada por normas sociais ou pelo desejo de equilibrar a troca de favores.
Sentir-se desconfortável até retribuir pode ser um reflexo da importância que você atribui às relações interpessoais e ao respeito mútuo. É importante avaliar se essa preocupação está lhe impactando negativamente. Se o sentimento de obrigação se torna angustiante, pode ser útil explorar maneiras de lidar com isso. Uma abordagem seria refletir sobre suas próprias expectativas em relação aos presentes e se comunicar abertamente com os outros sobre suas preferências. Encontrar um equilíbrio que permita aceitar gentilmente os presentes e retribuir de uma forma que se sinta confortável pode ajudar a manter relações saudáveis e diminuir a ansiedade associada à troca de presentes.
Cada pessoa tem suas próprias normas e valores em relação aos presentes, e é normal sentir-se assim enquanto navega por essas expectativas sociais. O importante é encontrar um caminho que permita desfrutar das interações sem comprometer seu bem-estar emocional.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!