Toda pessoa que tem alucinação visual , auditiva etc... pode ser considerada esquizofrenica?

4 respostas
Toda pessoa que tem alucinação visual , auditiva etc... pode ser considerada esquizofrenica?
De maneira nenhuma. Esta é uma confusão que muitas pessoas e ate profissionais de saúde fazem. Depressão, Transtorno afetivo bipolar, transtorno delirante, uso de drogas, doenças cerebrais orgânicas... todas podem cursar com alucinações. Os sintomas mais característicos da esquizofrenia parecem ser relacionados a déficits, chamados de sintomas negativos e cognitivos, como distúrbio do pensamento - incapacidade de organizar as ideias, afeto inapropriado, conduta autista, perda de funcionamento geral, comportamento bizarro e desorganizado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para diagnosticar esquizofrenia seria necessário avaliar mais sintomas e o histórico do indivíduo.
Alucinações podem ser causadas por diversos fatores, podem ser por uso incorreto de medicamentos, uso de drogas, fatores emocionais variados ou patologias psiquiátricas.
Para definir melhor a causa das alucinações seria melhor que você procurasse auxílio psicológico ou psiquiátrico.
Complementando o que foi mencionado pelo Dr. David de Lucena, também, é necessário informar que, nem tudo o que é rotulado como "alucinação" o é de fato. Na Psicologia Transpessoal há uma separação entre o real e patológico, referente à esses eventos. Seria irresponsabilidade profissional taxar todos os relatos sobre esses fatos como alucinações visuais, auditivas ou olfativas, pois cada história de vida tem suas características e contextos próprios e muitos fenômenos podem ocorrem sem que sejam, de fato, sintomas de alguma patologia psíquica. É preciso perceber as pessoas através da visão biopsicoespiritual para que não ocorram erros de avaliação e, consequentemente, erros de administração de tratamentos/medicações.
Procuro entender o motivo subjacente da sua pergunta. Você conhece alguém que fala das suas alucinações e você quer saber o que mais esta pessoa tem em reserva para você? Ou você mesm@ tem alucinações e quer dar nome ao que você sente?

Qual seria a finalidade deste seu desejo de dar nome a um tipo de experiência? O nome de esquizofrenia pode fazer muito mau. Na nossa cultura, não é uma banalidade. Pense duas vezes antes de querer usá-lo. Ele rotula a pessoa, pode dificultar os relacionamentos dela para o resto da vida.

No entanto, alucinações podem ser perfeitamente banais. Pensa na religião.

Alucinações individuais podem atrapalhar as relações humanas. Podem separar. Mas ai as dificuldades surgem da ansiedade das pessoas involvidas, não são justificadas pela realidade, na maioria dos casos.

Se você está com este problema, seja como alucinador@ ou como pessoa em convívio com el@, procure baixar a ansiedade, de amb@s.

Procure psicoterapia ou psicanálise se precisar de ajuda.

Especialistas

Irlane de Deus

Irlane de Deus

Neurologista

São Luís

Victor Cintra

Victor Cintra

Neurologista

Belo Horizonte

Luiz Fernando dos Santos

Luiz Fernando dos Santos

Médico clínico geral

Taubaté

Flavia Cerqueira de Almeida

Flavia Cerqueira de Almeida

Neurologista

Colatina

Rairis Barbosa

Rairis Barbosa

Neurologista

São Paulo

Carolina Moreira Feijó

Carolina Moreira Feijó

Geriatra

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 102 perguntas sobre Transtornos Da Memória
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.