Toda cirurgia ortognática só é feita após usar aparelho ortodôntico?

7 respostas
Toda cirurgia ortognática só é feita após usar aparelho ortodôntico?
Oi, não, nem toda cirurgia ortognática necessita de tratamento ortodôntico concomitante. Na grande maioria dos casos sim, se realiza ortodontia prévia e pós cirurgia, em outros o tratamento ortodôntico inicia após, mas também há casos que não é necessário o tratamento ortodôntico. Abraço, fico à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Não necessariamente. Em alguns casos podemos indicar a cirurgia no início do tratamento ortodôntico. Porém, depende de alguns fatores para que isto possa ser indicado. Consulte o seu Cirurgião e pergunte sobre Benefício Antecipado. À disposição.
Não existe a obrigatoriedade do tratamento ortodôntico prévio. Existem alguns cirurgiões e ortodontistas que defendem uma técnica chamada: Benefício Antecipado. Mas esta não exclui-se a necessidade da ortodontia após a cirurgia.

Entretanto o tratamento ortodôntico prepara o paciente para um melhor resultado é estabilidade pós-operatória.

Se possível se possível sugiro que realize o procedimento com assistência de um bom Ortodontista é um Cirurgião Buco-Maxilo-Facial responsável.

Atenciosamente,

Gustavo Campos
Boa tarde, não é o mais utilizado mais em alguns casos pode ser realizada a cirurgia antes do tratamento ortodôntico ou bem no início da ortodontia, mais não se aplica às todos os casos o paciente deve ser avaliado antes.
Olá como esta? Espero que bem! Tradicionalmente o preparo ortodôntico é sim necessário para a cirurgia ortognática. Em seletos casos e em algumas técnicas, a exemplo do beneficio antecipado, essa regra é variável. Sugiro que você passe em consulta com um cirurgião bucomaxilofacial, pois ele poderá explicar de forma mais detalhada e precisa, na dependêcia do seu diagnostico e técnicas empregadas pela equipe que lhe assistirá.
O ideal seria sempre utilizar o aparelho ortodontico previamente à cirurgia ortognatica. Desta forma, os seus dentes seriam alinhados e nivelados, visando o melhor encaixe oclusal e, consequentemente, uma maior estabilidade pos-operatoria. Entretanto, existem situações onde podemos optar por primeiro fazer a cirurgia e depois o tratamento ortodontico. Nestes casos, o resultado nem sempre saíra como esperado. Converse com seu cirurgião sobre como funciona o chamado "beneficio antecipado" ou no ingles : "surgery first"...ou "cirurgia primeiro").
Boa tarde,

Normalmente é necessário realizar o tratamento ortodôntico antes da cirurgia ortognática, mas em determinadas situações pode - se indicar o chamado "benefício antecipado" que consiste em primeiro realizar a cirurgia e depois o tratamento ortodôntico. Isto exige um planejamento cuidadoso entre ortodontista e cirurgião, para que os resultados com a estética facial e o encaixe dos dentes, seja o melhor possível.

Atenciosamente.

Especialistas

Rui Medeiros

Rui Medeiros

Cirurgião buco-maxilo-facial

Recife

Agendar uma visita
Stélio Araujo Neto

Stélio Araujo Neto

Cirurgião buco-maxilo-facial, Especialista em harmonização orofacial

Fortaleza

Agendar uma visita
Wesley Antonio Galhardi Fornazari

Wesley Antonio Galhardi Fornazari

Cirurgião buco-maxilo-facial

Novo Horizonte

Agendar uma visita
Natália Gesse

Natália Gesse

Cirurgião buco-maxilo-facial

Osasco

Agendar uma visita
Alonso Gabriel Borges Ribeiro

Alonso Gabriel Borges Ribeiro

Cirurgião buco-maxilo-facial

Votorantim

Agendar uma visita
Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 200 perguntas sobre Cirurgia ortognática
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.