TOC não tratado pode ficar grave e causar alucinações visuais ou auditivas?
3
respostas
TOC não tratado pode ficar grave e causar alucinações visuais ou auditivas?

Sim pode sim
TOC eh uma doença grave com pensamentos intrusivos que podem”Psicotizar”
TOC eh uma doença grave com pensamentos intrusivos que podem”Psicotizar”
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta de psiquiatria - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) não cursa com alucinações nem visuais nem auditivas. Em alguns casos graves, os pensamentos obsessivos vêm de modo muito potente e a pessoa, por vezes, fala em "ouvir" algo na cabeça. Porém entrevistada com cuidado, é possível diferenciar estes pensamentos obsessivos de alucinações auditivas, quando as pessoas realmente ouvem vozes ou sons que não estão presentes. Quanto a alucinações visuais, elas são incomuns mesmo em transtornos psicóticos e mesmo pensamentos obsessivos recorrentes e muito incômodos não costumam dar a impressão de alucinações visuais. O TOC não tratado pode se agravar com o tempo e comprometer cada vez mais a qualidade de vida e o desempenho da pessoa. Mas, o TOC não evolui para transtorno psicótico. O que ocorre é que, alguns casos de transtornos psicóticos, sobretudo esquizofrenia, o quadro pode mesmo se iniciar por sintomas obsessivos (ou sintomas de ansiedade). Mas, nesses casos, acredita-se que, desde o início, o quadro estava destinado a ser um transtorno psicótico e não um TOC não tratado. Prova disto é que o TOC, do ponto de vista medicamentoso, é tratado com medicações com atividade inibidora de recaptura de serotonina e estas medicações podem mesmo piorar transtornos psicóticos, que são tratados com medicações antipsicóticas - uma outra classe de remédios.

Sim, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) não tratado pode se tornar muito grave e, em casos extremos, levar a sintomas mais severos, como alucinações visuais ou auditivas. Embora alucinações não sejam típicas do TOC, o estresse e a ansiedade intensos associados a formas graves do transtorno podem contribuir para o surgimento de sintomas psicóticos. É fundamental buscar tratamento para o TOC para evitar essas complicações e melhorar a qualidade de vida.
Especialistas






Perguntas relacionadas
- Tenho TOC e percebo que, em alguns momentos do dia ou durante o sono, sinto movimentos involuntários na região do abdômen ou pélvica, como uma respiração ou contração. Esses movimentos costumam acontecer em momentos de pensamentos desconfortáveis ou importantes, e me causam bastante angústia. Isso pode…
- O TOC atrelado a outras doenças pode me fazer questionar minha identidade de gênero?
- O TOC pode causar esgotamento físico e mental extremo?
- A relação entre transtornos alimentares e Transtorno Obsessivo Compulsivo (Toc) faz parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- Uma pessoa pode ter transtorno de personalidade borderline e transtorno obsessivo-compulsivo simultaneamente? Como essa combinação pode impactar seu comportamento em relacionamentos?
- Qual é a qualidade de vida e das habilidades sociais em crianças e adolescentes com Transtorno Obsessivo Compulsivo ?
- As vezes só consigo buscar pelos meus objetivos sendo motivada pelo medo ou seja pensando "e se o pior acontece", como posso mudar isso?
- Quais os outros sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC0 além da dúvida?
- O Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) pode prejudicar o desempenho escolar ou profissional?
- Gostaria de saber se é possível ter mais de um tipo de TOC?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 276 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.