Tive uma relação anal insertiva, fui ativo, desprotegido, 3 semanas depois senti um leve inchaço sem

5 respostas
Tive uma relação anal insertiva, fui ativo, desprotegido, 3 semanas depois senti um leve inchaço sem dor na parte da frente do pescoço, com 27 dias fiz teste rápido e deu negativo. A pessoa diz ser soronegativa. E meu psicológico abalou lendo sobre sintomas da fase aguda, preciso de ajuda ...
Seria muito bom você procurar um psicólogo (presencial ou online) para ajudar a identificar seus pensamentos distorcidos e crenças e trabalha-las pois tal situação parece estar gerando muita ansiedade e isso pode leva-lo a adoecer, não de Aids mas de transtornos psiquiátricos. O psicólogo poderá ajudar a esclarecer essas questões. Sugiro a Terapia Cognitiva Comportamental - TCC. Quaisquer dúvidas, estou à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem questões que provavelmente envolvem o medo e a culpa por ter se exposto a uma situação de risco.

Existe a chamada janela imulonógica que é o tempo que leva para os exames identificarem a reação imunológica na presença do vírus. Em caso de dúvida é recomendável repetir os exames, para diminuir a dúvida que pesa em você.

É recomentdável que busque auxilio psicólogico, mesmo que breve, para lidar com as emoções relacionadas a situação que você relata.
Para um resultado mais confiável é necessário de fato repetir o teste com um prazo maior desde o sexo desprotegido. Existem testes que garantem altíssima porcentagem de eficácia a partir de 30 dias da possível exposição ao vírus, logo você não precisará esperar tanto. Até lá, o apoio psicológico lhe será muito útil, tanto como suporte nesse momento de angustia, quanto para pensar quais condições psicológicas lhe levaram a tal experiência sexual desprotegida, a fim de reduzir as possibilidades que ela possa acontecer novamente. Sendo assim recomendo que procure um psicólogo. Você não precisa passar por isso só.
Fica em paz com o resultado do exame e realize outro depois de alguns meses. Vc pode procurar um psicólogo EMDR para reprocessar o trauma de possivelmente achar que estava com HIV.
Recomendo fazer uma avaliação com médico de sua confiança para obter uma orientação mais assertiva.
Além disso procure um Psicólogo para trabalho Psicoterapico de autoconhecimento e entender os seus aspectos psico emociobais que levaram a correr risco numa relação sem preservativos.
Abraços

Especialistas

Ariane Melaré Ramos dos Santos

Ariane Melaré Ramos dos Santos

Infectologista

São Paulo

Breno Matos

Breno Matos

Infectologista

Fortaleza

Drielly Castilho Gitti

Drielly Castilho Gitti

Infectologista

São Paulo

Eduardo Almeida de Souza Minuzzo

Eduardo Almeida de Souza Minuzzo

Infectologista, Intensivista

Frederico Westphalen

Thaluama Saccochi Cardin

Thaluama Saccochi Cardin

Infectologista pediátrico

São Paulo

Manuel Renato R. Palacios

Manuel Renato R. Palacios

Infectologista

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6024 perguntas sobre HIV e AIDS
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.