Tive uma perda gestacional tardia, com 20 semanas, minha primeira gestação. O que é importante inves

1 respostas
Tive uma perda gestacional tardia, com 20 semanas, minha primeira gestação. O que é importante investigar antes de tentar engravidar novamente?
Olá! Antes de uma nova tentativa de engravidar, sobre a parte física, perdas gestacionais tardias necessitam de uma avaliação em relação ao risco de SAAF (síndrome dos anticorpos antifosfolípides), por se tratar de uma doença com elevado risco de trombose e novas perdas gestacionais. As ocasiões nas quais ocorreu essa perda também importam referente ao possível diagnóstico de incompetência istmocervical, a qual pode cursar com uma dilatação indolor do colo de útero em abortamentos tardios ou partos extremamente prematuros (20 semanas é próximo às duas possibilidades).
Gosto sempre de reforçar às minhas pacientes a importância de avaliação psicológica quanto ao luto vivido numa perda, independente da idade gestacional. Sabemos que após um teste de gravidez positivo, a espera por um bebê dali 9 meses em casa é real, então a dor da perda é tão importante quanto qualquer outra.
No mais, uma avaliação minuciosa pode lhe ajudar a prevenir novas complicações em gestações futuras, pois o que falei acima são apenas alguns dos principais pontos, então não deixe de fazer uma consulta pré-concepcional com um especialista!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Mayara Andrade

Mayara Andrade

Ginecologista

São Paulo

Ariely Haenke

Ariely Haenke

Ginecologista

Americana

Yasminne Amarante

Yasminne Amarante

Ginecologista

São Paulo

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1986 perguntas sobre Gravidez
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.