Tive uma irmãzinha que sofria retardo mental profundo. Sinto minha capacidade limitada ao realizar certas

6 respostas
Tive uma irmãzinha que sofria retardo mental profundo. Sinto minha capacidade limitada ao realizar certas coisas , que para a maioria não é dificultoso.. Essa doença é hereditária?
Seria interessante avaliar sua eficiência intelectual, assim como, outras funções cognitivas e afectivas para dimensionarmos suas reais habilidades.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Seria interessante marcar uma consulta para que eu possa realizar uma avaliação!
Olá!!!
As pessoas são diferentes uma das outras, por isso as comparações não são válidas. Acredito que o retardo não é Hereditário. Capacidade todos temos, como somos diferentes em nossa individualidade, cada pessoa tem sua habilidade. Existem pessoas que tem mais percepção que outras então percebem com mais facilidade. Para habilitar-se em qualquer atividade é necessário treino, e força de vontade.

Abraço.
As informações são poucas e limitadas. Ambientes invalidantes, modelos parentais ou cuidadores, pobreza no reforçamento comportamental, também comprometem o QI. Existe testes feitos por neuropsicólogos caso faça diferença.
Agora você tem consciência que tem pouca habilidade para algumas coisas, isso quer dizer que em outras não.Desenvolva o que tem mais facilidade, descubra e intencionalmente acredite e treine. Obstáculo pode ser o potencial de força, permita-se mudar seus pensamentos sobre o que acredita sobre você, para padrões a seu favor, e nutra sua intenção de mudança por ações diárias nesse objetivo.
Amo esse poema "Eu nunca vi criança burra, ....já vi crianças que não conheciam as mesmas coisas que eu; ... mas nao era uma criança burra, pense; é uma criança burra ou apenas sabia coisas diferentes do eu sabia(Ruth Bebermeyer).
Alguns rótulos limitam nossa percepção da totalidade e a possibilidade vermos recursos e abatemos.
Abraços,

Maria Perpétuo
Não é hereditária. Existem vários fatores que levaram sua irmã a tal diagnóstico. Porém vc necessita uma avaliação para esclarecer o que está te acometendo. Cada indivíduo tem seu tempo para se desenvolver e aprimorar se. Respeitar esse tempo e ser estimulado pode auxiliar no desenvolvimento de suas habilidades.
Existe a possibilidade de por ter a irmã com RM, você ter sido exposta a poucos estímulos pelo natural receio dos pais de "poupar" os irmãos. Faça avaliações de seus desempenhos que considera abaixo da média e tente exercita-los.

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Natália Magno Araújo Ferreira

Natália Magno Araújo Ferreira

Psiquiatra

São Paulo

Charles Rodrigues

Charles Rodrigues

Psiquiatra

Sorocaba

Vanessa Larivoir

Vanessa Larivoir

Psiquiatra, Médico clínico geral

Juiz de Fora

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 48 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.