Tive uma entorse no tornozelo. De acordo com a ressonância magnética tive ruptura em dois ligamentos,
3
respostas
Tive uma entorse no tornozelo. De acordo com a ressonância magnética tive ruptura em dois ligamentos, o calcaneofibular e o talofibular anterior. Vi em vários lugares que não precisa de cirurgia, porém um ortopedista me recomendou fazer a cirurgia, então estou em dúvida se precisa ou não?
A lesão dos ligamentos laterais do tornozelo após uma entorse é bastante comum. Em até 70% das vezes isso pode ocorrer. Porém apenas a lesão em si não costuma ser indicação de cirurgia. Isso por que após uma boa reabilitação fisioterápica por volta de 80% dos pacientes se recuperam plenamente. Nos casos em que o paciente apesar da reabilitação mantém dor ou instabilidade clinica ( torções sequenciais ) é que pode se optar pela cirurgia. Em alguns casos agudo, em que há lesões associadas - como lesões de cartilagem, lesões de sindesmose etc - pode ser que haja indicação de cirurgia primária. Converse com seu ortopedista e defina a melhor opção no seu caso. Boa sorte
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Lesões ligamentares agudas do tornozelo, mesmo as mais graves grau III aonde os ligementos fíbulo-talar anterior e calcâneo-fibular tenham sido completamente rompidos, respondem bem ao tratamento não cirúrgico. Normalmente, a não ser que existam outras lesões associadas, não é necessário cirurgia na grande maioria dos casos.
As lesões ligamentares do tornozelo, ficam ótimas em 70% doas casos, com o tratamento conservador e melhor ainda o funcional, se forem imediatamente tratadas. Se o tratamento começar, já com os ligamentos no final da cicatrização por volta de 6 semanas, o sucesso vai diminuindo, conforme o tempo. Outra questão é se os ligamentos são extra articulares (Fibulo talar anterior), que cicatriza bem com imobilização ou se é intra articular( tibio fibular distal), que geramente evolui para tratamento cirúrgico.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Bom dia! Fiz cirurgia no tornozelo pois fraturei a fíbula do medial, já tem quase 30 dias, e a cirurgia continua saindo secreção e com fibrina. Continua com edema e sinto formigamento no pé. É normal demorar tanto pra cicatrizar a cirurgia?
- Há 3 anos quebrei o tornozelo com fratura exposta , coloquei 2placas e 14 pinos e até hoje fica inchado. É normal?
- Estou com uma semana de torção no pé, normal ter formigamento ?
- Boa tarde , no ano de 2013 tive uma torção no pé e tive roptura nos ligamentos e tendão ,e agora estou tendo muitos dores e estou tendo problemas no joelho e fiz exames e tá constando como roptura crônicas ,o que fazer?
- devo usar algo no joelho para me previnir de outras lesões? (sou líbero)
- Torci o tornozelo ja faz 20 dias, mas ainda tá inchado e a noite fica com a pele mas escura, isso é normal?
- Torci o tornozelo á 12 dias atrás, não sinto dor e está desinchando as poucos, porém, notei alguns hematomas roxo na parte de cima do pé, onde ainda está inchado não tem mais hematomas e esses roxos não estavam, devo me preocupar ou faz parte do processo de recuperação? ( Fui ao médico tirei raio x e…
- Tive uma entorse grau 2 com a lesão parcial em 4 ligamentos a 35 dias, quando posso retornar aos treinos de futevôlei? Faço fisioterapia e estou afastada de qualquer atividade (trabalho e dia a dia)
- Tenho linfedema. Torci levemente o pé pela manhã é após o almoço comecei a sentir fisgadas fortes no calcanhar. Estou agora com o pé para cima. O que pode ser? Melhor ir ao plantão né?
- Torsi o tornozelo já tem uns 15 dias,fui no ortopedista fiz o raioX que não fechou fratura, fiquei com a imobilização por uma semana e tomei anti inflamatório por cinco dias, agora já consigo pisar mas o tornozelo está muito inchado e a perna também,o que pode estar acontecendo?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 186 perguntas sobre Entorse de tornozelo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.