Tive uma crise de panico,após algo traumático, de lá pra cá, desenvolvi TAG e estou hipocondríaca.

15 respostas
Tive uma crise de panico,após algo traumático, de lá pra cá, desenvolvi TAG e estou hipocondríaca. Isto está me causando dores fisicas. qual terapia é indicada neste caso?
Você parece viver um momento de intensa ansiedade e que esta parece ter sido bastante presente em sua história de vida. Busque um bom psiquiatra para avaliar se há indicação e desejo de medicação para alívio desta ansiedade. Em conjunto busque também um bom Psicólogo, o qual você se sinta a vontade e possa falar livremente sobre suas dores, angústias e desejos. Seu corpo parece necessitar descarregar profundas dores, aflições e rancores, o que está se convertendo em dores físicas. Há muita tensão aí. Não hesite em buscar ajuda.

Recomendo uma avaliação com um médico de sua confiança para afastar sintomas reais.

A Psicoterapia para o autoconhecimento é sempre um caminho para a melhora geral, mas deve ser realizada com um profissional com quem você estabeleça um elo de confiança.

Através da Psicoterapia poderá ter uma vida mais harmonica e equilibrada fisica e psiquica, e poder desfrutar melhor do convívio social, familiar e profissional.

Abraços
Olá! TAG, hipocondria, panico e dores parecem estar todas associadas a mesma situação no seu caso, me parece que tudo gira em torno de uma questão principal, a ansiedade! Sugiro que procure um psicólogo em sua cidade, preferencialmente da abordagem TCC ou comportamental (isso você pode perguntar na primeira ligação), para tentar trabalhar diretamente com a ansiedade e melhorar os sintomas que ela causa!
Ao longo da vida, todos iremos passar por experiências cuja finalidade é o nosso fortalecimento.
Para mantermos a saúde emocional e mental temos que ter em conta a responsabilidade de assumirmos responsavelmente esses episódios, de aceitá-los , vivência-los e ultrapassá-los.
Enquanto isto nào é feito, tais entraves são processados equivocadamente como "traumas', provocando uma estagnação no processo de evolução da libido , com surgimento de sintomas psíquicos e/ou somáticos.
Quando legitimamente processados passam a constituir estímulos ao nosso desenvolvimento.
As psicoterapias, mormente as psicanálises, nos ajudarão a reconhecer as atitudes ilegítimas que necessitam de retificação, ajudando, por conseguinte, a restaurar nossa capacidade de prosseguir construindo nossa vida e respondendo de modo criativo aos desafios.
As dores físicas devem ser exploradas para verificar se existe uma possível causa orgânica. É difícil determinar se é o TAG ou a hipocondria que está causando as dores físicas, embora possa parecer que é, então sempre vale a pena consultar um médico para ver se as dores podem ter outras explicação.

Em relação aos quadros de TAG e hipocondria, o tratamento indicado é a psicoterapia, junto com medicação, se for necessário.

Tanto um psicólogo como um psiquiatra podem esclarecer, após conduzir uma sessão com você, se a combinação de terapia + remédios é o mais indicado, ou se pode ser tentado um tratamento baseado na psicoterapia sem uso de remédios.

Melhoras!
Ola! Esses sintomas provocam tanto o desconforto e cansaço físico quanto emocional! É importante e fundamental para sua saúde mental o cuidado profissional. A psicoterapia é um passo importante e a depender do seu estado emocional um psiquiatra. Aceitar o trauma e aprender a diluir o sofrimento promoverá a mudança de conduta mental. Investir após esses primeiros passos no auto-conhecimento através de exercícios de respiração e a yoga, hábitos nutricionais saudáveis favorecerão no melhor funcionamento emocional! A saúde mental é tão importante quanto a física, não desista! Abraço
Para qualquer tipo de tratamento o primeiro passo é submeter à uma avaliação psicológica.
Só depois da avaliação, o profissional poderá indicar com mais segurança um tipo de tratamento que também pode ser modificado com a evolução do caso.
Não existe um só caminho para o paciente, visto que todos os dias somos passíveis de transformação contínua.
ola, o primeiro passo vc já deu que é procurar respostas! esta no caminho certo!
Procure especialidade medica para identificar as causas das dores e junto acompanhamento terapêutico.
ate mais,
Nesse caso acho que as dores físicas devem ser investigadas por um médico. Após descartada qualquer problemática envolvendo os sintomas de dores, deve atentar a buscar ajuda de um psicólogo. Preferencialmente um profissional que atue na abordagem comportamental.
Todas as abordagens são eficazes, o importante é que você se identifique e se sinta acolhido(a) pelo profissional que for te atender.
Deve haver empatia com profissional e linha teórica para que você melhor se beneficie com o processo como um todo!
Espero ter ajudado e até breve!
Garante uma consulta com um profissional formado em psicologia, com CRP ativo e com quem voce tenha uma relação boa, onde voce se sinta a vontade. Garantir esses pontos vai garantir um bom tratamento independente da linha de atuação do terapeuta.
Olá! Se vc recebeu o diagnóstico de TAG é importante o acompanhamento psiquiátrico para uma terapêutica adequada. A ansiedade pode acarretar diversos sintomas, como dores por exemplo, por isso é importante o acompanhamento médico e tb psicológico. A terapia cognitiva-comportamental é bastante usada em casos como o seu. Tratamentos alternativos para ansiedade e/ou dores de modo geral são acupuntura, fitoterápicos. A atividade física é fundamental. Um abc
Pelo que você conta, pode ser consequência do episódio traumatico que você viveu. É o que chamamos de stress pós traumático, e pode acontecer 6 meses ou mais depois do episódio traumático, quando os impactos emocionais não foram cuidados devidamente na época. Mas precisaria uma avaliaçao mais aprofundada com psicológo e talvez, tambem um psiquiatra.
Olá! busque por Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!
É importante avaliação médica com exames a fim de verificar possíveis problemas de saúde no que tange as dores físicas. Sugiro tratamento psicológico com terapia. EMDR ou Brainspotting que vai auxiliar você com êxito e rapidez resolver suas demandas. Coloco me a disposição para esclarecimentos.