Tive uma crise de dor abdominal insuportável, fiz ultrassom e o laudo foi vesícula biliar hidrópica,

4 respostas
Tive uma crise de dor abdominal insuportável, fiz ultrassom e o laudo foi vesícula biliar hidrópica, porém sem nenhum resíduo de cálculo/pedra. Quais possíveis justificativa dessa obstrução?
A vesícula hidrópica é uma obstrução crônica que impede o fluxo da bile. É por isso que doi tanto e tem risco de evoluir com inflamação aguda, fazer a vesícula explodir e ir para UTI.
A vesícula fica assim com uma bile branca porque o cálculo ou algo que obstruiu ficou muito tempo impactado no ducto cístico. Isso impede que a bile entre na vesícula que fica tensa e faz com que toda a bilirrubina da vesícula seja absorvida ficando tipo uma mucocele com água branca mesmo. O paciente tem dor no lado direito, febre, náuseas e vômitos e não consegue comer nada gorduroso. Porque a sra/sr não operou ainda talvez seja só obstrutiva e não inflamatória. Entretanto, daí fica indicada cirurgia porque tem mais chances de virar uma urgência cirúrgica. Consulte um cirurgião experiente, isso faz a diferença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem alguns casos em que a vesícula inflama mesmo sem cálculos. Chama-se colecistite aguda alitiásica. O tratamento pode ser cirurgia. Procure um médico de sua confiança para ser avaliada.
Muitas vezes as pedras podem não ser visíveis ao usom, e muitas vezes a obstrução pode ter ocorrido e a pedra ter migrado para o colédoco. Quando a vesícula é hidrópica, significa que ela perdeu completamente sua função, podendo até perfurar. Há então indicação absoluta de cirurgia.
Clínicas Médicas Dr. Especialistas
Em algumas situações, cálculos biliares muito pequenos (microcristais biliares e/ou lama biliar) podem não ser identificados mesmo por ultra-sonografias muito experientes. Diante de quadros biliares típicos e exames radiológicos inconclusivos, pode-se optar por outros recursos propedêuticos: 1) tubagem duodenal para pesquisa de microlitíase; 2) eco-endoscopia digestiva alta.
No primeiro, o endoscopista colhe a bile diretamente do duodeno, que após análise microscópica, pode revelar a presença de microcristais biliares (matéria prima para os cálculos). No segundo exame, também realizado pelo endoscopista, um ultra-som adaptado ao endoscópio permite avaliação da vesícula biliar por dentro do duodeno, resultando de maior possibilidade de rastreamento de microcálculos.
Outra situação também deve ser questionada. Alguns grupos de pacientes de risco podem apresentar quadros de inflamação da vesícula biliar sem a presença de cálculos. É a denominada "colecistite alitiásica".

Especialistas

Ivelise Regina Canito Brasil

Ivelise Regina Canito Brasil

Cirurgião geral

Fortaleza

Antonio Barroso

Antonio Barroso

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Manoel Dias de Albuquerque  Filho

Manoel Dias de Albuquerque Filho

Cirurgião geral

Salvador

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Médico clínico geral

Brusque

Dayana Galdino

Dayana Galdino

Cirurgião geral

Joinville

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1564 perguntas sobre Cálculos na vesícula biliar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.