Tive uma crise de ansiedade a menos de uma semana e agora nos dias seguintes tenho sentido meu corpo

2 respostas
Tive uma crise de ansiedade a menos de uma semana e agora nos dias seguintes tenho sentido meu corpo fraco, com falta de ar, as vezes tontura. Antes desse episódio de ansiedade eu não sentia nada no corpo, estava muito bem. Tive perda de peso, 5kg.
Esses problemas podem ser resquícios da crise de ansiedade?
Fraqueza, falta de ar e tontura podem ser sintomas físicos (somáticos) de ansiedade, nesse caso, chamamos psicossomáticos. Uma crise de ansiedade não deixa resquícios, ou o que poderíamos chamar "sequelas", portanto, é mais provável que você esteja apresentando sintomas leves de ansiedade no dia a dia, que podem ter se agudizado na crise. Em todo caso, é importante procurar uma consulta com um psiquiatra para uma melhor avaliação. Ele poderá te encaminhar para a psicoterapia com psicólogo, ou, se necessário, pedir exames ou prescrever remédios.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Sim, os sintomas que você está descrevendo — fraqueza corporal, falta de ar, tontura, e até mesmo perda de peso — podem estar associados a resquícios de uma crise de ansiedade. É importante reconhecer que a ansiedade pode ter efeitos físicos significativos, além dos psicológicos.

Após uma crise de ansiedade intensa, seu corpo pode experimentar um período de 'ressaca' de ansiedade, durante o qual você pode sentir uma variedade de sintomas físicos. Isso acontece porque a resposta ao estresse do corpo (resposta de "luta ou fuga") pode afetar várias partes do corpo e sistemas orgânicos. Aqui estão algumas explicações para os sintomas que você mencionou:

A)Fraqueza Corporal: Pode ser uma reação ao esgotamento físico e emocional após uma crise de ansiedade.

B)Falta de Ar: A respiração rápida e superficial comum durante a ansiedade pode levar a uma sensação de falta de ar, mesmo depois que a crise aguda passou.

C)Tontura: Pode ser um efeito secundário da hiperventilação ou de mudanças na pressão arterial durante a crise de ansiedade.

D)Perda de Peso: Em períodos de estresse intenso, algumas pessoas podem perder o apetite ou ter mudanças metabólicas que levam à perda de peso.

No entanto, é importante considerar uma avaliação médica para descartar outras possíveis causas para esses sintomas, especialmente se eles são novos para você ou se estão afetando significativamente sua qualidade de vida. Além disso, a perda de peso significativa que você mencionou merece atenção médica para garantir que não há outras condições de saúde subjacentes.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.