tive um relacionamento em que me desgastei mt psicologicamente e passado um tempo dps de terminarmos

10 respostas
tive um relacionamento em que me desgastei mt psicologicamente e passado um tempo dps de terminarmos houve uma sucessão de problemas e acabei por ficar com uma ausencia de sentimentos de um mês e pico para ca. sera que esta relacionado ou? tem cura?
Pelo seu relato é tudo muito recente, tanto que é possível dizer que você ainda está se recuperando de tudo isso o que lhe aconteceu e que irá melhorar espontaneamente. Caso essa ausência de sentimentos persista por alguns meses vale a pena procurar ajuda de um psicólogo, pois poderá ser em si fonte de sofrimento, além de um indicio do desenvolvimento de algo mais sério, como uma depressão. Um outro beneficio da psicoterapia seria entender o que te levou a ter e manter um relacionamento como esse, tal investigação poderia reduzir a possibilidade de algo assim lhe acontecer novamente. Cuide-se.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Há cura para o seu problema. Sugiro buscar ajuda de um profissional, nesse caso um Psicólogo. Boa sorte.
oi, tudo bem?
seu relato é bem resumido e não dá pra falar com muitos detalhes, mas tem algo interessante que eu gostaria de comentar: términos de relacionamentos são, frequentemente, complicados e as pessoas experimentam as mais diversas sensações e frustrações. você, em seu relato, fala em ausência de sentimentos, mas como consegue associar ao momento em que viveu, me parece coerente e adequado - você viveu algo difícil e tem uma resposta coerente ao que passou. mas não falaria em cura, porque isso não é uma doença; ficar triste porque se viveu algo difícil faz parte dos nossos momentos complicados na vida. talvez essa sensação passe sozinha. talvez você precise de uma ajuda profissional que te ajude entender e lidar com isso. se você sentir que uma psicoterapia faz sentido neste momento, procure um psicólogo, talvez você se sinta melhor e consiga entender o que está acontecendo. um abraço!
São poucas informações para diagnosticar de forma correta. Em relação a ter cura, o autoconhecimento através da psicoterapia é uma excelente ferramenta para lidar com questões de relacionamentos afetivos. De acordo com severidade do caso, indica-se o auxilio de um profissional da psiquiatria. A fase de luto pelo relacionamento deve ser acompanhamento pelos dois profissionais.
Olá! Sentir-se deprimida após o término de um relacionamento é bastante comum. As pessoas não se relacionam só com o outro em si, mas com todas as pessoas, sonhos e expectativas que se depositou no relacionamento em si. A partir disso, sentir-se deprimida, irritada ou sem a capacidade de confiar nos outros é comum (uma vez que seus próprios sonhos foram traídos, entende?).

Se essa percepção de estar deprimida ou angustiada ultrapassar dois meses do termino, seria interessante buscar um psicólogo de sua confiança para te ajudar a lidar com essas questões.

Fico a sua disposição. E melhoras!
É compreensível, nos momentos de perdas, que haja um desgaste, desânimo e mudanças no humor de um modo geral. O término do seu relacionamento pôde ter tido influência nesta sua ausência de sentimentos, mas acredito (e recomendo) que fazendo psicoterapia você pode descobrir e compreender o surgimento desta ausência de sentimentos, assim como outros fatores associados a isto.
Olá. Muito provavelmente esta experiencia vivida lhe trouxe alguns traumas que ainda estão presentes em sua mente. Por medo de que isso possa se reproduzir, e de maneira inconsciente, você tenta se defender de algo que não mais existe. Libere-se. Tente compreender que nem tudo precisa ser igual, que o desgaste vivido é coisa do passado e que no presente você pode sim construir uma relação mais saudável. Preste atenção ao momento presente, dê destaque as coisas boas e aceite o passado como uma experiencia que lhe permita hoje, fazer melhor suas escolhas. Se precisar, busque ajuda. Tente e seja feliz.
Provavelmente seja esse o motivo da sua ausência de sentimentos. Você está procurando se proteger emocionalmente. Adianto que tem cura, sim. Devemos reconhecer que o relacionamento afetivo é uma das experiências mais importantes da vida de uma pessoa. É claro que deixa marcas quando ocorre rompimento. Você parece estar deprimido e seria bom procurar um psiquiatra para uma avaliação dos sintomas. Além disso, sabendo que todos temos padrões de comportamento que, muitas vezes, podem provocar sofrimento, seria interessante o acompanhamento psicológico, visto que ajuda a fortalecer a autoestima e a prevenir, por meio do autoconhecimento, a repetição de experiências similares. Boa sorte.
Boa tarde. Não costumo utilizar o termo "cura" quando falamos de aspectos emocionais, uma vez que, não existe cura para emoção; tudo vai depender do momento, do que aquilo suscita à pessoa, da importância, entre outras questões subjetivas.
O que podemos entender é, que existe a possibilidade de saber mais sobre si e suas emoções, o que possibilita maior autonomia e compreensão diante das situações que possa lhe afligir. Isso não impedirá que sinta tristeza, raiva, amor, ódio mas, uma maior possibilidade de lidar com as emoções sem "se perder" diante delas.
Relacionamentos, podem suscitar variadas emoções em grande escala, o que pode, como citou , culminar em desgastes emocionais e, colocando em uma linguagem bastante popular; existe uma tendência para que não sabendo lidar com essas emoções, "o cérebro" tente se proteger como forma de sobreviver, o que resultaria em um distanciamento emocional.
É importante, que percebendo que está passando por isso, inicie com análise pessoal individual; possivelmente irá lhe beneficiar de forma que este distanciamento emocional possa ser algo transitório; não é cura, é descobrimento das capacidades subjetivas para poder lidar com as emoções sem sucumbir as mesmas.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
...talvez possa ser um luto mal vivido, mas só um profissional - que você confie, poderá averiguar melhor.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.