Tive um pneumotorax espontanio e depois de 6 meses tive outro,meu medico optou por fazer uma pleurectomia

3 respostas
Tive um pneumotorax espontanio e depois de 6 meses tive outro,meu medico optou por fazer uma pleurectomia parcial.Gostaria de saber se essa seria a melhor opcão ou eu poderia ter feito uma pleurodese?
Atualmente e ja respaldado pela literatura medica, temos sido menos conservadores em relacao aos pneumotoraces. Hoje ja operamos os pacientes ja no primeiro episodio sem esperar um segundo como sempre foi feito. A cirurgia consiste em remover bolhas quando presentes e visiveis e quando nao faz se a remocao por grampeamento mecanico do apice pulmonar onde normalmente concentram se com mais frequencia os chamados blebs subpleurais ( pequenas bolhinhas abaixo da pleura que reveste o pulmao, menores do que 1 cm responsaveis pelos pneumotoraces espontaneos primarios). Associa- se a este procedimento uma tecnica de pleurodese que pode ser a abrasao pleural, instilacao de agentes esclerosantes ou a pleurectomia parcial ou a radical. Somos adeptos da pleurectomia radical por descolamento da pleura pela infusao de soro com adrenalina. Tecnica que apesar de radical tem baixos indices de complicacao e oferece os melhores indices de cura. O dreno e retirado no 1 dia de pos op e alta no segundo dia

Olá.
O objetivo da pleurectomia apical e da pleurodese abrasiva é o mesmo, grudar as pleuras para evitar um novo episódio de pneumotórax.
Ambas condutas estão corretas.
Atenciosamente.
Dependendo do que foi encontrado nos exames de tomografia e baseado no caso do paciente, o cirurgião pode optar por fazer a pleurodese através da pleurectomia parcial. É uma das opções para provocar a pleurodese.
A pleurodese é a sinfise ou "colagem" da pleura. Pode ser estimulada utilizando talco, retirada parcial da pleura parietal, abrasão, ou utilização de outras substâncias. Até a própria presença do dreno na pleura pode estimular um certo grau de pleurodese local.