Tive um pneumotorax espontanio e depois de 6 meses tive outro,meu medico optou por fazer uma pleurectomia

3 respostas
Tive um pneumotorax espontanio e depois de 6 meses tive outro,meu medico optou por fazer uma pleurectomia parcial.Gostaria de saber se essa seria a melhor opcão ou eu poderia ter feito uma pleurodese?
Atualmente e ja respaldado pela literatura medica, temos sido menos conservadores em relacao aos pneumotoraces. Hoje ja operamos os pacientes ja no primeiro episodio sem esperar um segundo como sempre foi feito. A cirurgia consiste em remover bolhas quando presentes e visiveis e quando nao faz se a remocao por grampeamento mecanico do apice pulmonar onde normalmente concentram se com mais frequencia os chamados blebs subpleurais ( pequenas bolhinhas abaixo da pleura que reveste o pulmao, menores do que 1 cm responsaveis pelos pneumotoraces espontaneos primarios). Associa- se a este procedimento uma tecnica de pleurodese que pode ser a abrasao pleural, instilacao de agentes esclerosantes ou a pleurectomia parcial ou a radical. Somos adeptos da pleurectomia radical por descolamento da pleura pela infusao de soro com adrenalina. Tecnica que apesar de radical tem baixos indices de complicacao e oferece os melhores indices de cura. O dreno e retirado no 1 dia de pos op e alta no segundo dia

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá.
O objetivo da pleurectomia apical e da pleurodese abrasiva é o mesmo, grudar as pleuras para evitar um novo episódio de pneumotórax.
Ambas condutas estão corretas.
Atenciosamente.
Dependendo do que foi encontrado nos exames de tomografia e baseado no caso do paciente, o cirurgião pode optar por fazer a pleurodese através da pleurectomia parcial. É uma das opções para provocar a pleurodese.
A pleurodese é a sinfise ou "colagem" da pleura. Pode ser estimulada utilizando talco, retirada parcial da pleura parietal, abrasão, ou utilização de outras substâncias. Até a própria presença do dreno na pleura pode estimular um certo grau de pleurodese local.

Especialistas

Antonio Rissoni Jr.

Antonio Rissoni Jr.

Cirurgião torácico

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Fernando Conrado Abrão

Fernando Conrado Abrão

Cirurgião torácico

São Paulo

Agendar uma visita
Kelly Barroso Vitalino

Kelly Barroso Vitalino

Cirurgião torácico, Cirurgião geral

Brasília

Agendar uma visita
Augusto Ishy

Augusto Ishy

Cirurgião torácico, Cirurgião oncológico

São Paulo

Agendar uma visita
Sheila Rampazzo Luz

Sheila Rampazzo Luz

Cirurgião torácico

Curitiba

Agendar uma visita
Airton Schneider

Airton Schneider

Cirurgião torácico

Canoas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Pleurectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.