Tive um enfarto e tenho 6 stent e todos os dias tomo AAS e Pantoprazol. Já tomo Pantoprazol já vai p

2 respostas
Tive um enfarto e tenho 6 stent e todos os dias tomo AAS e Pantoprazol. Já tomo Pantoprazol já vai para 4 anos. Corro algum risco? Já tentei deixar mas fiquei logo com azia.
Obrigado
Quem toma omeprazol ou similares, como o pantoprazol, provavelmente ficou preocupado com a publicação de uma pesquisa que apontava um aumento no risco de câncer de estômago relacionado ao uso de inibidores de bombas de próton, nome científico do medicamento.

A pesquisa realizada durante oito anos, com mais de 60 mil pessoas de Hong Kong, aponta um aumento de 2,4 vezes no risco de se desenvolver câncer de estômago, o que poderia ser até cinco vezes maior no caso de uso prolongado.

Não se pode tomar uma decisão definitiva a partir dessa pesquisa. O desenvolvimento de câncer de estômago apareceu em 0,25% dos pacientes. Mas essa região já tem uma alta incidência de câncer gástrico, e outros fatores de risco --como obesidade, tabagismo ou histórico familiar-- não foram analisados.

A pesquisa não deixa de ter sua importância, já que o medicamento ainda não chegou a completar uma geração inteira desde seu surgimento e estudos sobre ele são importantes. Porém, ainda é cedo para condená-lo. É um artigo impactante sim, mas por outro lado, existem muitos outros artigos com resultados a favor do pantoprazol.
No entanto, existem outros medicamentos que também protegem o estômago que seu médico, após uma análise detalhada do seu caso, pode experimentar. O arsenal terapêutico nesse caso nos permite utilizar outras classe de medicamento ou mesmo associar outros, como os pró-cinéticos.
Converse com seu médico, podem existir outras opções.
Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bem. Em relação a câncer de estômago estamos chegando a uma conclusão quase definitiva: não causa. Mas a medicina é uma ciência de verdades transitórias. E temos que conviver com isso.
O que se sabe até o momento não nos permite dizer que os inibidores de bomba de prótons cause câncer gástrico.
Mas já sabemos que ele atrapalha sim na absorção de vitaminas do complexo B ( e as consequências neurológicas deste fato ), altera o metabolismo do cálcio e magnesio e pode causar alteração da microbiota intestinal contribuindo para a disbiose. Mas mesmos estes efeitos colaterais comprovados são relativamente raros e desaparecem em sua maioria se pararmos por um tempo a medicação. Ou mesmo apenas reduzindo as doses.
Mudar o estilo de vida para precisar menos desta medicação é a melhor estratégia. Mas para aqueles que realmente não podem ficar sem ela, calma. Eles são considerados bem seguros ainda.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 145 perguntas sobre Pantozol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.