Tive um encondroma removido do fêmur (curetagem intralesional , eletrocauterizacao e etanol mais enxerto
3
respostas
Tive um encondroma removido do fêmur (curetagem intralesional , eletrocauterizacao e etanol mais enxerto da fíbulas e eliaco com fixação por placa bloqueada) , gostaria de saber qual a taxa de recidiva desse tumor ? E tempo para acompanhamento da lesão ?
Olá. Provavelmente o condrossarcoma removido era de baixo grau devido a forma como foi ressecada. Para esse tipo de tratamento o condrossarcoma tem recidiva menor que 10% e sobrevida maior de 90% em 10 anos. A recidiva local normalmente pode ser feita ressecando-se novamente o tumor, haja vista que a taxa de metástase é baixa quando se compara aos condrossarcoma de alto grau.
O seguimento deve ser longo. Existem relatos de que esse tumor retorna depois de 10 anos da cirurgia, mas são casos raros. Para a maioria dos tumores, um seguimento de 5 anos é suficiente.
O seguimento deve ser longo. Existem relatos de que esse tumor retorna depois de 10 anos da cirurgia, mas são casos raros. Para a maioria dos tumores, um seguimento de 5 anos é suficiente.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O risco de recidiva no tratamento intralesional ( curetagem) do encondroma/condrossarcoma G1 é baixo mas existe. Recomendo o seguimento clínico e com imagens por 5 anos.
Fundamental o acompanhamento por um Ortopedista Oncológico.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho um condrosarcoma de alto grau nível 2. Já fiz radioterapia ( 35 sessões ), e cinco cirurgias de descompressão. Ele está situado entre l2 e l5 na coluna aderido à medula . Existe algum tratamento ( químico) ou não?
- Tenho 1 condrossarcoma na fossa craniana, algum relato pra me ajudar esclarecer?
- Boa noite Tive condrossarcoma no úmero coloquei uma prótese de ombro e fiquei com um buraco è uma cicatriz enorme qual especialista pra avaliar se poderia fazer algo ? Obrigada
- Depois de diagnosticado condrosarcoma grau 2 na costela quanto tempo seria ideal para o paciente realizar a ressecção do mesmo?! E considerado cirurgia de urgência/emergência?!
- Boa noite, tem 4 meses que fiz a cirurgia de retirada do pedaço da costela condrossarcoma grau I, mais venho sofrendo com muita dor no local da cirurgia, e quando respiro o que posso fazer? Será que voltou?
- Retirei a 8 cm de costela por causa de um condrossarcoma depois da cirurgia sinto dor no local, queimação. É normal sentir isso depois da cirurgia já passaram 2 meses e estou com esse sintoma?
- Boa tarde fui diagnosticado com tumor ósseo condrossarcoma grau 2 no úmero direito fiz a cirurgia de transplante ósseo com prótese placa e prótese total de ombro qual a chance de recidiva no local?
- Tenho um encondroma no ombro com 7cm, vou ter que fazer uma cirurgia para retirada, quando feita vou perder movimentos ? qual a possibilidade?
- Ola, descobri que tenho um tumor na tibia de 12.7 cm, porem ainda nao sabemos se é encondroma ou condrosarcoma! Gostaria de saber se mesmo ao fazer a cirurgia existe a chance de ocorrer metastase em algum outro lugar do corpo ou mesmo nos ossos novamente, se no caso for condrosarcoma grau 1!
- É possivel ter condrossarcoma na tibia e ter muita calcificação, ter expectativa de não amputar, por muito tempo? Só com acompanhamento ,para ver evolução da doença? Aparece na tomografia muita calcificação ossea, o medico quer acompanhar com exames e levar até onde possa sem amputar, pode ser ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Condrossarcoma
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.