Tive um bebê com trisomia 18. Onde a mesma só sobreviveu por 5 dias. Qual a chance de engravidar nov

3 respostas
Tive um bebê com trisomia 18. Onde a mesma só sobreviveu por 5 dias. Qual a chance de engravidar novamente e ter essa sindrome? Foi a minha primeira gestação tenho 34 anos.
Boa Noite. Em geral as aneuploidias cromossômicas, dentre as quais se incluem as trissomias, são eventos únicos e o risco de recorrência é baixo. No entanto, só é possível estimar a chance de uma nova trissomia após uma avaliação completa do casal e da história familiar. Em alguns casos (raros) a chance de recorrência pode ser bastante elevada, chegando a 100%. Recomendo que procure um geneticista para uma melhor avaliação. Att.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Como disse o Dr Pedro a avaliação de risco só pode ser feita após avaliação de geneticista.
A Trisomia 18, também conhecida como Síndrome de Edwards, ocorre geralmente devido a um erro genético espontâneo durante a formação dos óvulos ou espermatozoides, chamado de não disjunção cromossômica. Na maioria dos casos, não está associada a fatores hereditários, sendo um evento isolado.

Para entender melhor as chances de recorrência, é importante consultar um médico geneticista, que pode avaliar seu histórico detalhadamente e, se necessário, solicitar exames genéticos como o cariótipo (análise dos cromossomos). O cariótipo pode identificar se há algum rearranjo cromossômico em você ou no seu parceiro que possa aumentar o risco de uma nova gravidez com a mesma condição.

De forma geral, para mulheres com idade acima de 35 anos, o risco de alterações cromossômicas em gestações futuras é maior, mas isso não significa que necessariamente ocorrerá novamente. O geneticista também pode oferecer aconselhamento genético, estimar o risco de recorrência no seu caso específico e discutir opções para planejamento reprodutivo, como acompanhamento pré-natal especializado ou técnicas como o diagnóstico genético pré-implantacional (DGP) em tratamentos de fertilização in vitro (FIV).

Especialistas

Erlane Ribeiro

Erlane Ribeiro

Geneticista

Fortaleza

Luciana Mota

Luciana Mota

Geneticista

Aracaju

Rosenelle Oliveira Araujo Benicio

Rosenelle Oliveira Araujo Benicio

Geneticista

Brasília

Ana Mondadori dos Santos

Ana Mondadori dos Santos

Geneticista, Pediatra

Campinas

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 28 perguntas sobre Doenças Raras
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.