Tive um ataque de pânico e vivo chorando sem motivos alem da angustia que sinto. Tambem não tenho vo

47 respostas
Tive um ataque de pânico e vivo chorando sem motivos alem da angustia que sinto. Tambem não tenho vontade de socializar. Qual o especialista indicado para meu caso? Quem devo procurar? Psicólogo,psiquiatra ou psicanalista? estou receosa.
Olá! O transtorno do pânico é caracterizado por ataques de pânico recorrentes e imotivados, somado a outros sintomas como por exemplo preocupações persistentes em relação a ataques adicionais, dentre outros. Um único ataque de pânico não se configura como transtorno do pânico. Isolamento social, angústia e choro fácil podem ser sintomas de um transtorno depressivo, ou secundário ao próprio pânico. Uma ajuda especializada com Psiquiatra seria ideal, para que ele possa constatar se o que você está tendo é realmente ataque de pânico, depressão, ansiedade, ou outro transtorno, e se institua o tratamento necessário. Tratamento medicamentoso somado a psicoterapia geralmente gera os melhores resultados para tais tipos de transtorno.

Minha recomendação é que procure o auxílio médico para aliviar os sintomas físicos e, simultaneamente, o psicólogo para tratarem em conjunto. Na psicoterapia é possível trabalhar para identificar a causa do que tem sentido e buscar alternativas para melhora dos sintomas.
Os meu colegas acima já indicaram de forma adequada a questão de que profissionais você deveria procurar (psicólogo e psiquiatra) ou (psicanalista e psiquiatra) para que estes verifiquem de forma mais precisa e adequada o seu caso.

Gostaria de falar um pouco sobre o receio que você mencionou.

Se ele é relativo ao que você está sentindo, posso garantir que iniciando o tratamento em pouco tempo você perceberá melhora no seu quadro.

Agora se o receio é de começar uma psicoterapia, saiba que uma boa parte dos psicólogos não cobram a entrevista para conhecer o paciente e o caso dele.

Essa prática é comum, justamente, para que o paciente não se sinta obrigado a ficar com o primeiro psicólogo que ele consulta, necessariamente.

Sabemos da importância da empatia entre paciente e terapeuta para que o trabalho seja desenvolvido de forma satisfatória.

Então, se o seu receio for pelo segundo motivo que mencionei, não se preocupe, você pode marcar entrevistas com o profissional de sua escolha e caso não se sinta confortável com ele, você poderá buscar outro com quem você se sinta mais a vontade.

Espero ter ajudado.
Boa noite,
o tratamento ideal é a combinação de psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico.
O psicólogo irá tratar as questões subjetivas, comportamentais e emocionais do transtorno.
O psiquiatra irá tratar dos sintomas fisiológicos e as respostas orgânicas ao tratamento medicamentoso.

O atendimento psicanalítico trata o mal-estar e o sofrimento em sua condição singular.

É uma forma de abordagem do humano que tem particularidades e método clínico. A clínica psicanalítica é um conjunto de procedimentos, exige diagnóstica (sintoma), semiologia (signos) e etiologia (causa)

Contemporâneamente nos definimos e nos percebermos, através de ideais e construções sócio -históricas, categorizadas, e muitas vezes, de forma objectificável, imposta, repetida e também transmitida de forma desapercebida, mas não sem consequências.

Catalogação patologizante de sinais, sintomas e distúrbios (TOC, depressão, ansiedade, déficit de atenção, hiperatividade, estresse pós-traumático, somatização etc.) Faixa etária, fases da vida, gerações (criança, adultescente, terceira idade, y, x, boomers, nem-nens, millennials etc.); cor de pele, raça, etnia; anatomia, identidade de gênero, orientação afetiva (cis, trans, hétero, homo etc.); papéis familiares, profissionais e culturais (casais, pais, separados, mães, filhos, gestantes, puérperas, adotados, empresários, aposentados, desempregados etc.) ; diagnósticos biofísicos, intelectuais, comportamentais.

Essas categorizações falham ao não levar em conta a particularidade da vivência pessoal diante dos acontecimentos da vida.

Todavia, cada termo possui um conjunto de características próprias que o qualifica e nos identifica, constitui-nos, dão-nos lugar. O que torna possível definir previamente o público a quem se destina nossos serviços, e delimitar assim especializações psicoterapêuticas e especificações para a efetivação de políticas públicas e outros fins.

Lembrando, a psicanálise privilegia o encontro, no um a um e a cada sessão de análise
Olá , a descrição dos seus sintomas , sugere que vc está com Depressão. Acho que seria interessante vc procurar , inicialmente, um psicólogo que poderia avaliar melhor da necessidade ou não , de medicação (psiquiatra) neste momento.
Gostaria de destacar que ninguém "chora sem motivos". O que pode, é você não estar conhecendo os seus motivos. A abordagem psicanalítica procura desvendar esses motivos. Dependendo do grau de angustia, pode ser necessária uma ajuda medicamentosa sim, ainda que temporária. Quanto aos seus receios, minha orientação é: procure alguém em quem confie, não precisa ser necessariamente o primeiro.
Olá! Um ataque de pânico não dá indícios de fato para um diagnóstico de transtorno do pânico. Mas, a crise que você experienciou e o choro constante está lhe dando sinais de que há algo (medos, ansiedades) que você desconhece e que está difícil de suportar. Neste primeiro momento, a psicoterapia pode ser importante para você identificar o que está produzindo estes sintomas em você. Se os sintomas perssistirem, é importante também junto com a psicoterapia, fazer acompanhamento com um Psiquiatra.
Olá,
o ideal é que você procure psicólogo ou psiquiatra o quanto antes. O psicólogo irá avaliar os sintomas e o problema como um todo, bem como se existe a necessidade de encaminhamento para o psiquiatra para realizar tratamento combinado (psicoterapia + medicamento) e vice versa. Somente em atendimento é possível dizer de fato o que está acontecendo e se existe algum transtorno e ou comorbidades. Os sintomas relatados podem estar presentes em mais de um transtorno, um profissional qualificado irá conseguir avaliar e identificar de forma adequada e assertiva, a fim de ajudar você a chegar a uma conclusão e lhe indicar o tratamento mais adequado.
Olá! O interessante seria você procurar um psicólogo de sua confiança e iniciar um processo de psicoterapia e assim avaliar a necessidade ou não de entrar com uma medicação. Se for necessário então você precisará tbm contar com o ajuda de um médico psiquiatra. O trabalho em conjunto da psiquiatria com a psicoterapia é muito efetivo, garantindo um alívio sintomático por um lado e uma restruturação subjetiva pela via da psicoterapia.
Pelo oque vc descreve de sintomas, nesse momento está mais próximo de um quadro depressivo, seria interessante uma avaliação psicológica e se caso ele visse a necessidade, faria o encaminhamento para o psiquiatra.
Bom dia querida.
Os sintomas que você descreve podem ser impressionantes, mas não se assuste. Isso é um quadro bem comum hoje em dia.
Você deve primeiro sem receio procurar um profissional da área clínica, psicólogo(a) de preferência, encontrar alguém em que confie para iniciar o tratamento.
Os sintomas devem ceder, e dependendo da abordagem, você poderá ir além deles e tratar a causa dos mesmos, garantindo também que não voltem com manifestações de outro tipo.
Para isso, a psicanálise é a melhor abordagem, sem dúvida. Age direto sobre a causalidade psíquica.
A partir de uma anamnesia mais detalhada, pode se afirmar se você tem uma síndrome de pânico ou/ e uma depressão. Geralmente não sabemos ao certo, por tanto contextos na nossas vidas. As sessões de psicologia pode lhe dar uma direção, e aliviar esses sintomas. Quando o caso é mais persistente, sugiro um psiquiatra que a ajudará com medicamentos os quais acalmarão esses sintomas e associados ao psicologia poderão lhe oferecer nova perspectiva. Espero ter lhe ajudado.
Olá. Busque um psicólogo e um psiquiatra pra ter um tratamento mais eficaz para suas questões. Boa sorte
Você pode fazer o psicodiagnóstico a fim de planejar o curso de seu tratamento bem como possível integração de atendimento médico, de acordo com a intensidade de seus sintomas; seguido de psicoterapia.
Bjs. Cuide-se!
O ideal é procurar um psiquiatra para ser medicado e sair da crise. Posteriormente, a terapia irá auxiliar muito, com psicoeducação e tratamento adequado para o caso. A literatura mostra que a medição aliada a terapia cognitivo comportamental é a melhor indicação para o caso. Finalizando, realmente como já foi mencionado, um ataque de pânico não significa o diagnóstico de Transtorno do Pânico. A crise pode ser uma comorbidade de outra patologia, como a Depressão. Precisa fazer uma avaliação para obter o real diagnóstico.
Sugiro um psicólogo psicoterapeuta

, o psicanalista é uma linha dentro da psicoterapia, também muito boa, mas vc pode escolher a linha ! O importante é que seja um psicólogo devidamente formado e registrado no CRP. Ele conversará com você e verá se você precisa tomar medicação. Pode não precisar
, e se sim, a encaminhará para um psiquiatra, que medicara enquanto você continua sua psicoterapia.
O ideal seria você procurar um psicólogo para realizar uma avaliação. Se for identificado necessidade de tratamento medicamentoso, ele o encaminhará para um psiquiatra. Fico à disposição!
Oi !! Acho que primeiro vc deveria procurar um psicólogo pra ajudar entender realmente o que está acontecendo , para depois se necessário encaminhar para o psiquiatra.
Busque primeiramente um terapeuta. Porém a depender do grau ansioso o tratamento psiquiátrico é muito relevante.
Olá!
Acredito que um terapeuta será mais adequado ao seu caso, pois irá realizar uma avaliação psicodinâmica junto com você e, a partir das suas respostas ao processo psicoterapêutico, realizar ou não o encaminhamento para um psiquiatra. Quaisquer dúvidas, estou à disposição. Abraço!
Busque um psiquiatra para que ele na condição de médico, possa fazer uma avaliação mais criteriosa a respeito de fatores orgânicos que podem estar envolvidos na sua situação. Quanto ao psicólogo, é necessário visto o nítido sofrimento emocional que esses sintomas estão lhe acarretando.
olá, tudo bem?!
Então.... complementando as sugestões dos colegas.
Você pode inicialmente buscar ajuda psicoterapêutica (psicólogo) e posteriormente, conforme avaliação poderia ou não, ser sugerido uma associação com acompanhamento psiquiátrico.
Espero ter ajudado em sua dúvida!
Boa noite
Boa noite!! Você passou poucas informações sobre o que o leva a estar vivendo este momento difícil, portanto sugiro que procure um terapeuta clínico e caso se faça necessário encaminha-lo para um psiquiatra que também vai ser muito importante neste momento. Boa sorte e conte comigo.
Acredito ser muito perigoso para um profissional realizar psicodiagnósticos a partir de um sintoma. O ideal, assim como aprendemos, é avaliar com profundidade as causas para expandir a consciência e dar novos significados para as questões da vida. Procure um profissional que vai ajudar você a chegar nessa compreensão e não apenas responder às dúvidas... afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!
Para ajudar na sua escolha de tratamento, é importante distinguir os profissionais que mencionaste: o PSIQUIATRA é um médico que fez uma especialização em Psiquiatria, e está habilitado a prescrever medicamentos que irão agir nos sintomas que estão em ação sobre o seu sistema nervoso, modulando os níveis de neurotransmissores por meio medicamentoso; o PSICÓLOGO é o profissional especializado em saúde mental que estudou especificamente sobre os tratamentos psicológicos visando atuar nas causas comportamentais, emocionais, sociais e históricas da vida do indivíduo, e que estão na raiz de seu problema; já o PSICANALISTA é o profissional que fez uma formação em Psicanálise e que está habilitado a estudar e tratar as causas Inconscientes que sustentam determinados padrões e sintomas que causam mal estar e desconforto psíquico, social ou biológico no sujeito.
Olá! O tratamento ideal é a combinação de psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico. O psicólogo irá tratar as questões subjetivas, comportamentais e emocionais do transtorno. O psiquiatra irá tratar dos sintomas fisiológicos e as respostas orgânicas ao tratamento medicamentoso. Os sintomas relatados podem estar presentes em mais de um transtorno, um profissional qualificado irá conseguir avaliar e identificar de forma adequada e assertiva, a fim de ajudar você a chegar a uma conclusão e lhe indicar o tratamento mais adequado. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá, tudo bem?
Os três profissionais são aptos a realizar tratamento de crises de pânico. Os psicólogos e psicanalistas realizam tratamentos não medicamentosos, caracterizados com maior frequência dos encontros que a do profissional de psiquiatria. Os psicólogos trabalham com comportamento, treinos, etc e os psicanalistas trabalham com o seu inconsciente a partir da fala, você pode procurar a qualquer momento de sua vida, inclusive :)
O psiquiatra vai avaliar se você precisa de medicamentos, quais medicamentos e em qual dose, iniciando assim, um tratamento medicamentoso. No mais, pode vir falar comigo pra qualquer dúvida que surja.
Boa sorte em sua caminhada
todos são aptos, lembrando que são diferentes.
Olá, boa tarde. Sinto muito pelo que você está passando. Que bom que você está buscando ajuda, este é o primeiro passo. Procure um psicólogo/psicanalista para que possa entender melhor o que está vivendo emocionalmente. Este tratará as causas emocionais e as raízes dessa insegurança que gerou esse ataque de pânico. Já o psiquiatra tratará dos sintomas físicos, com medicamentos...nem sempre ele é necessário, seu psicólogo irá te avaliar para averiguar a necessidade desse tratamento multidisciplinar. Espero ter ajudado, fique bem.
Olá! Você pode buscar ajuda de um Psiquiatra ou Psicólogo para que eles possam investigar melhor os seus sintomas (os dois profissionais são capacitados para te orientar). O médico pode te ajudar com a medicação e com o tratamento necessário. Já na psicoterapia, você pode aprender a expressar e lidar com as suas emoções (validar e também compreender essa angústia e medo). Não sofra sozinha, você pode ter um alívio dos sintomas e chegar na causa (origem) do seu problema e dificuldade. Espero que fique bem! Um abraço!

Oi! Seria interessante saber melhor os sintomas do que você descreveu como ataque de pânico, pois você também pode ter tido uma crise de ansiedade, que apresenta sintomas parecidos, mas um pouco menos intensos e duradouros. De toda forma, pela sua narrativa, você vive um momento de forte desconforto emocional, que extravasou para o físico, através da angústia e desse ataque de pânico. Entendo que pode ser interessante uma combinação de psicoterapia com um(a) psicólogo(a) e uma consulta com um psiquiatra. Assim, você pode explorar no processo terapêutico o que desencadeia essas sensações e descobrir formas diferentes e criativas de lidar com os incômodos que estão ao seu redor ou surgem na sua vida. Estou à disposição para tirar qualquer dúvida ou se tiver interesse de iniciar um processo terapêutico.
Olá! Vou começar explicando as diferenças entre os profissionais. Psiquiatra é um médico especializado em saúde mental. Maioria deles aposta no uso de medicação para tratar os sintomas descritos pelo paciente. Psicóloga usa como recurso a psicoterapia (cura pela fala), eu ainda uso auriculoterapia (técnica da medicina chinesa que usa pontos na orelha como forma de tratar desarmonias). Psicanalista pode ser Psicólogo ou não e também usa a fala como técnica. Há pacientes que fazem uma mescla de terapias. Nem sempre uma única dá conta da diversidade em que é o ser humano. Sabia que praticar esporte também ajuda a melhorar saúde mental? Mas você fala da dificuldade de socializar. Esse é um tema bom para ser abordado em análise, e quem sabe, o esporte não se torne um objetivo da terapia? Ponto importante é a afinidade com o profissional que vai cuidar de você. Sentiu que "não deu liga"... vai ser difícil você colaborar com o seu próprio processo de melhora. Imagino que também seja difícil confiar nos profissionais... mas se não arriscar, não tem como saber. Certo? Até mais!
Olá, como vai? É importante que realize um tratamento em conjunto, buscando ajuda psiquiátrica e psicológica. Em relação a abordagem, todas são potentes para lhe ajudar, sendo assim, verifique qual tem mais a ver com você. Desejo que fiquem, um forte abraço!
Olá. Muito bom buscar um esclarecimento quando estamos com dúvidas sobre o que fazer e/ou qual especialista buscar! No seu caso, aconselho buscar um psicólogo para uma melhor avaliação do seu quadro clínico e, com certeza, dependendo da necessidade, esse profissional te encaminhará a um psiquiatra ou outro especialista necessário. O melhor mesmo é cuidar logo do problema.
É importante que você procure um profissional de saúde mental para ajudá-la a lidar com seus sintomas. Se você está receosa, é recomendável que você procure um psicanalista, pois eles são especializados em tratar questões emocionais e psicológicas. Um psicanalista pode ajudá-la a entender o que está causando seus sintomas e ajudá-la a encontrar maneiras de lidar com eles. Se você estiver procurando um profissional de saúde mental, é importante que você encontre alguém com quem se sinta confortável e que possa oferecer o tratamento adequado para suas necessidades.

Olá, minha querida., boa noite. Primeiramente, sinto muito que você se sinta assim. Imagino o quão difícil deva ser carregar essa sentimento contigo. Não, não há nenhum problema com você. Mas, esse pensamento que há um problema com você e que te persegue isso sim é um problema. Imagino que haja mais vários pensamentos que te joguem pra baixo. E que isso te deixe insegura, angustiada e te impede de interagir com outras pessoas. A grande questão é que no seu caso tem inclusive te impedido de interagir com outras pessoas. A minha abordagem seria entender do que você tem tanto medo, seus sintomas e buscar encontrar estratégias para lidar. Espero ter oferecido algum insight. Sugiro que vc busque um psicólogo que possa te ajudar. Se necessário apos uma avaliação, quem sabe uma ajuda com psiquiatra. Fico à disposição se puder te ajudar! sou a leticia, sou psicologa @leticiafernandespsi
Minha orientação é fazer acompanhamento com psiquiatra e psicólogo. Abraço
Apesar de citar três opções, na verdade você tem dois caminhos e também pode usar ambos em conjunto. A Psiquiatria vai trazer para você a amenização dos sintomas pela via medicamentosa, ou seja, você introduzirá mudanças químicas em seu organismo com o uso dos remédios, o que é muito útil para evitar crises, além de te fortalecer para introduzir o tratamento psicoterapêutico, no qual é possível chegar à raiz de todos os problemas que está enfrentando. A Psicologia te dará inúmeras opções de linhas de tratamento, a Psicanálise é uma delas, mas, também existe a Cognitivo Comportamental, Logoterapia, enfim, são inúmeras formas de tratar em terapia. A linha psicológica não deve ser sua principal preocupação, mas sim a busca de um profissional que te deixe a vontade e segura para falar de questões profundas e te apoiar no processo de autoconhecimento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Seria benéfico procurar a ajuda de um psicólogo e, se necessário, de um psiquiatra. O acompanhamento psicológico oferece suporte emocional, ajuda a entender e lidar com as suas questões, como ataques de pânico, angústia e dificuldade em socializar. Já o psiquiatra pode prescrever medicamentos se for considerado apropriado no seu caso. A abordagem mais comum é uma combinação de psicoterapia (com o psicólogo) e, se necessário, medicação (com o psiquiatra).
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Importante buscar o psicólogo (psicanalista ou não) assim como um psiquiatra. Se já tiver iniciado os atendimentos psicológicos, ele pode te auxiliar com o encaminhamento para o psiquiatra, auxiliando com a avaliação diagnóstica.
Olá! Sugiro que busque um psicólogo ou psicanalista para avaliar se uma intervenção medicamentosa é necessária em seu caso. Fico à disposição! Abraços
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 120
Com base nos sintomas que você descreve, seria indicado iniciar com um psicólogo clínico, que pode ajudar a explorar suas emoções, pensamentos e comportamentos, e desenvolver estratégias para lidar com seus desafios emocionais. Se houver necessidade de intervenção medicamentosa, um psiquiatra também pode ser consultado. Ambos os profissionais trabalharão em conjunto para fornecer o suporte necessário e ajudá-lo a superar essa fase difícil, proporcionando um ambiente seguro e confidencial para você se expressar e buscar ajuda.
Boa tarde, tudo bem? Acredito que um acompanhamento psicológico é de extrema importância, e dependendo do grau das crises, um acompanhamento psiquiátrico também. Sobre a abordagem psicológica, é de entender qual profissional e abordagem te deixa mais confortável para lidar com essas questões. A psicanálise irá auxiliar na elaboração dessas angústias que podem estar vinculadas às crises ou não, sendo um processo mais demorado, mas bastante efetivo.
Olá, um psicólogo é um profissional de saúde mental treinado para ajudar as pessoas a lidar com problemas emocionais, tais como ataques de pânico, ansiedade, depressão e outros transtornos. Se sentir a necessidade de usar medicamentos ou se os sintomas forem intensos a ponto de exigir medicação, é possível buscar um tratamento combinado: psicólogo e psiquiatra. O psiquiatra pode auxiliar no controle dos sintomas por meio de medicamentos. A escolha entre um psicólogo e um psiquiatra depende de suas preferências pessoais, da gravidade dos sintomas e de outras considerações mencionadas acima.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Olá, seria muito importante você buscar inicialmente um(a) psiquiatra e um(a) psicólogo(a) pois ambos se complementam nas demandas por ti apresentadas. O profissional da psiquiatria vai avaliar a questão do uso de medicação, caso for necessário e talvez complementar com a solicitação de exames. Já o profissional de psicologia vai te ajudar a lidar com as questões emocionais apresentadas te propiciando suporte emocional, inclusive no que concerne à dificuldade de socializar.
Em relação à psicanálise, é um método terapêutico utilizado pelo psicólogo(a), assim como gestalt-terapia, abordagem centrada na pessoa, psicodrama, terapia cognitivo-comportamental, entre tantos outros. Não existe um que seja melhor.
Saudações! Acho importante, inicialmente, a procura por um(a) psicanalista ou psicólogo(a). Esses primeiros encontros ajudarão em uma investigação mais detalhada do seu caso. Se for avaliada uma necessidade de complementar esse trabalho com uma intervenção medicamentosa pela psiquiatria, o(a) psi irá fazer as possíveis recomendações de encaminhamento. Importante destacar que, quando é o caso desse encaminhamento, o trabalho que se iniciou com o(a) psi dê continuidade, são complementares.