Tive toxoplasmose quando criança e perdi a visão de um olho, é possivel afetar o outro olho também?

3 respostas
Tive toxoplasmose quando criança e perdi a visão de um olho, é possivel afetar o outro olho também? E sobre a vacina da febre amarela, quem tem toxoplasmose pode tomar a vacina?.
Se você já teve toxoplasmose quando criança então já está imunizada com anticorpos para se proteger.
Quanto a vacina contra febre amarela pode receber sim porém ela está indicada para pessoas que vivem ou vão viajar para regiões endêmicas de risco elevado para esta doença

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A toxoplasmose, em geral, confere imunidade para a vida toda. No entanto, existem relatos de reativação ocular da toxoplasmose em casos em que houve infecção congênita (adquirida no utero, antes de nascer), mas sem manifestação no recém-nascido. Nesses casos, havendo queda da imunidade, a doença que estava latente se manifesta. No seu caso, como já teve manifestações, provavelmente já adquiriu imunidade.
Sobre a vacina da febre amarela, se você já recebeu 2 doses na infância está imunizada, não se fazem necessárias outras doses. Antigamente, repetia-se a cada 10 anos, mas isso já não é necessário atualmente. De fato, para pessoas não vacinadas, a OMS, desde 2014, considera o indivíduo imunizado após 10 dias de uma única dose. O Ministério da Saúde, a partir do início desse surto, passou a adotar essa mesma orientação. Nova vacinação apenas para pessoas que não sabem se são vacinadas e vão viajar para locais de surto da doença. E não há impedimento algum para quem ja teve toxoplasmose.
A toxoplasmose ocular pode sim ser reativada em fases mais tardias, após a infecção inicial, ainda que esta tenha sido congênita. Por isso, em caso de sintomas oculares (perda da visão, visão embaçada), procure imediatamente um oftalmologista para ser avaliado e iniciar o tratamento o quanto antes, para evitar sequelas graves e irreversíveis.

Especialistas

Thogo Lemos

Thogo Lemos

Generalista

Uberlândia

Giuliana Stravinskas Durigon

Giuliana Stravinskas Durigon

Infectologista pediátrico, Pediatra

Itajaí

Rodrigo Daniel de Souza

Rodrigo Daniel de Souza

Infectologista

Juiz de Fora

Amaury Pachione

Amaury Pachione

Infectologista

São Paulo

Clara Vidaurre Mendes

Clara Vidaurre Mendes

Infectologista

São Paulo

Rodrigo Douglas Rodrigues

Rodrigo Douglas Rodrigues

Infectologista, Internista

Florianópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 465 perguntas sobre Toxoplasmose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.