Tive Pólipo Nasal 2 vezes, fiz a cirurgia mas ele volta. O segundo ficou 1 ano sem voltar, hoje tenho

3 respostas
Tive Pólipo Nasal 2 vezes, fiz a cirurgia mas ele volta.
O segundo ficou 1 ano sem voltar, hoje tenho de novo.
O Medico fez alguma coisa errada para a retirada do polipo?
Primeiramente, deve ser conversado com o médico assistente se há dúvida no diagnóstico da doença. A biópsia da cirurgia anterior deve ser checada. Se a doença for a mais comum, Rinossinusite Crônica com Pólipos Nasais, ela se caracteriza por ser benigna, e ter caráter crônico e reicidivante. A cirurgia é indicada caso os sintomas nasossinusais sejam refratários ao tratamento médico adequado que envolvem uso de sprays e irrigações nasais, além de medicamentos orais nas agudizações. Após uma cirurgia de remoção de pólipos, pode haver recidiva independente do sucesso da primeira cirurgia. Pacientes com asma e intolerância a anti-inflamatórios possuem maior taxa de recorrência dos pólipos.
A cirurgia tem grande importância ao melhorar a drenagem dos seios paranasais e permitir que os medicamentos tópicos nasais alcancem a mucosa sinusial doente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O pólipo nasal é uma doença que pode recidivar, ou seja, pode voltar. Muitas vezes, a cirurgia acaba sem nenhum pólipo dentro do nariz do paciente, mas mesmo assim pode voltar. É uma característica da doença.
A Polipose Nasossinusal, também conhecida como Rinossinusite Crônica com Pólipos, é uma doença crônica da mucosa do nariz e seios da face.
Já está bem estabelecido pelos especialistas que a cirurgia neste tipo de doença tem indicação com vistas a facilitar o tratamento com medicações tópicas, e não com intuito curativo.
Este caráter recidivante dos pólipos é normal, e não se deve a falha cirúrgica, mas sim a uma característica intrínseca da doença.
No entanto, a ausência de cura, não significa ausência de tratamento. O tratamento é necessário tanto para melhora da qualidade de vida, quanto para evitar possíveis complicações.

Especialistas

Artur Guilherme H. Lima

Artur Guilherme H. Lima

Otorrino

Fortaleza

Milla Rezende Parreira

Milla Rezende Parreira

Otorrino

Porto Velho

Rodrigo Godoy

Rodrigo Godoy

Otorrino

Recife

Lucas Spegiorin

Lucas Spegiorin

Otorrino

Patos de Minas

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 149 perguntas sobre Pólipos Nasais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.