Tive perda de libido depois de começar a tomar antidepressivos, gostaria de saber se ao final do tra

6 respostas
Tive perda de libido depois de começar a tomar antidepressivos, gostaria de saber se ao final do tratamento quando cessar o uso do mesmo a libido e recuperada normalmente?
Possivelmente a libido volta normalmente, mas é necessário que estejas consciente do porque estava tomando antidepressivos, quais as causas da depressão.
Se não tiver estes esclarecimentos, os problemas podem estar camuflados pela medicação mas não resilvidos e aí, a libido não volta. Piora.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite!
Caso tenha sido mesmo o uso do antidepressivo o causador dessa perda da libido, ela irá retornar aos poucos conforme o tempo passe. É importande salientar que nem todas as pessoas perdem a libido por conta de medicações. Caso seja notado uma demora no retorno da mesma, procure um psicólogo, causas emocionais são os principais agentes causadores de disfunções saxuais.
Fique bem.
Mauricio Cardoso
Muitos medicamentos tem como reação adversa a redução do libido. Provavelmente ao parar o medicamento, o libido volte. Mas esse tipo de medicamento mascara os reais motivos da depressão, pois ele trata somente sintomas. Entender o que levou ao quadro depressivo seria interessante para saber se ele tem ligação com a diminuição do desejo sexual. A psicoterapia é uma forma de investigar e tratar as angústias e as psicopatologias.
Olá! Sugiro que você converse com o seu médico para verificar se há outras opções de medicamentos que possam interferir menos na sua libido. De todo modo, é importante frisar que o desejo sexual é determinado por fatores contextuais e psicológicos, assim, a falta de libido deve ser investigada em profundidade, com a intenção de entender se seria mesmo apenas uma questão de efeito colateral. Busque um psicólogo para que sua avaliação seja mais completa.
Alguns medicamentos antidepressivos realmente diminuem a libido durante o uso,mas quando pára,volta ao normal. Sempre bom conversar com o médico antes de começar a usar os remédios.Pode haver opções de outros medicamentos que não alteram a libido.
Olá, realmente alguns antidepressivos causam perda de libido, mas o mais importante é que existem antidepressivos que não causam perda de libido! E se ainda assim for necessário algum que esteja afetando a libido existem alternativas para contornar tal fato. Estou a disposição para ajudar!
Para marcar consulta online: rafaellimapsiquiatra.com.br

Especialistas

Thales Faria Favaro

Thales Faria Favaro

Médico clínico geral

São Paulo

Giovanna Brandolim

Giovanna Brandolim

Ginecologista

Astorga

Vitor Modesto

Vitor Modesto

Ginecologista

Surubim

Isabela Caetano

Isabela Caetano

Ginecologista

Brasília

João Lucas Neto

João Lucas Neto

Ginecologista

Goiânia

Jorge Wilson Brum

Jorge Wilson Brum

Ginecologista

Uberlândia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 213 perguntas sobre Distúrbios na libido
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.