Tive pensamentos ruins por 3 meses, e fui diagnosticada com toc, porem desde a primeira consulta não

6 respostas
Tive pensamentos ruins por 3 meses, e fui diagnosticada com toc, porem desde a primeira consulta não tive mais nada. O toc pode aparecer e sumir do nada?Ou eu posso ter forjado os sintomas em uma crise de ansiedade?foi receitado clo 25mg e revoc 50mg. Devo usar mesmo sentindo melhora sem tomar nada?
Mais importante que a medicação é a sua capacidade em escolher os pensamentos, Dominar a mente e não ser dominado por ela. Nesse aspecto, a medicação pode atrapalhar o exercício de desenvolver sua capacidade de observar e escolher os pensamentos úteis, produtivos e construtivos e descartar os destrutivos e disfuncionais
Em minha experiência clinica, aconteceu de um paciente que estava com TOC de pensamentos o que gerava uma ansiedade absurda, após a primeira sessão, libertar-se completamente dos pensamentos obsessivos. Ele voltou uma semana depois sem queixas. Deixou de ser escravizado pela mente.
Fica aqui minha experiência, levando em conta que cada pessoa é única e singular, mas, respondendo a sua pergunta; é possível sim numa única sessão os sintomas do TOC desaparecerem. Sei por experiência própria.
Confesso que fiquei bastante surpresa,
Um abraço,
Léa

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Nem todo transtorno vai se resolver apenas com o uso de medicação, e todo tratamento deve pesar os custos e os benefícios a serem obtidos. Cabe uma consulta para orientação, mas se está bem qause certamente não é algo urgente
Pensamentos ruins não formalizam o diagnóstico de transtorno obsessivo compulsivo. Os traços obsessivos são constantes e encombrem conflitos psíquicos. Talvez o diagnóstico tenha sido um pouco precipitado tendo em vista que os pensamentos e a ansiedade desapareceram. Alguma operação subjetiva ocorreu à partir do momento em que você foi colocada para falar do seu sofrimento. No entanto essa consulta não irá resolver sua questão. O problema persiste e os sintomas poderão surgir. Faça uso da medicação prescrita pelo médico e consulte um psicólogo para ajudar nos seus questionamentos.
Olá.
A melhora dos sintomas do TOC acontecem durante o processo psicoterapêutico e com a intervenção medicamentosa. É indicado verificar com seu médico a necessidade de iniciar o processo medicamentoso já que os sintomas "desapareceram" e efetuar nova avaliação diagnóstica.
No TOC há presença de: Pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes, persistentes, intrusivos e indesejados, causam acentuada ansiedade ou sofrimento. O indivíduo tenta ignorar ou suprimir tais pensamentos, impulsos ou imagens ou neutralizá-los com algum outro pensamento ou ação. Compulsões, que comportamentos repetitivos, ex: lavar as mãos, ou atos mentais, como orar, contar em que o individuo se sente obrigado a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser rigidamente aplicadas. As obsessões e compulsões tomam tempo, mais de uma por dia, ou causam sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou outras áreas importantes. Porém, a manifestação só de obsessões não é específica do TOC, há outros transtornos de ansiedade que também está presente obsessões, como por ex. a preocupação excessiva no transtorno de ansiedade generalizada, preocupação com aparência no transtorno dismórfico corporal, etc.
Olá,
Seria muito importante você procurar um psicólogo/psicanalista e iniciar um processo de psicoterapia para saber se o seu diagnóstico está de acordo com o que você está sentindo. Uma vez iniciado o seu tratamento, recomenda-se que o psicólogo e o psiquiatra conversem para tratar seu caso conjuntamente.

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 269 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.