Tive paralisia facial há 2 meses e minha recuperação segue lenta. Quando não nos recuperamos totalme

15 respostas
Tive paralisia facial há 2 meses e minha recuperação segue lenta. Quando não nos recuperamos totalmente em 2 meses há grande chance de ter sequelas ??
Olá !!
O tratamento com a fisioterapia deve ser iniciado preferencialmente o quanto antes para que sua recuperação seja com uma boa evolução!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!!
Antes de qualquer coisa é preciso saber Qual tipo de paralisia você tem? Periférica ou Central??
Caso não esteja realizando fisioterapia, a recuperação será muito lenta mesmo podendo não recuperar totalmente os movimentos da musculatura da face.
Caso esteja fazendo fisioterapia peça ao profissional exercícios para você fazer em casa que também possam auxiliar na recuperação.
Pode variar o tipo de paralisia a sua recuperação, em questão do tempo, mais junto com a fisioterapia, exercícios indicados para estar realizando em casa acupuntura e um tratamento com resultados rápidos e com eficiência na recuperação fico a disposição para poder lhe ajudar , estou em atendimento normal quarentena com todas as precauções para lhe atender.
Caso já esteja recebendo atendimento fisioterapêutico, a evolução depende do tipo de paralisia. Realizando fisioterapia, exercícios em casa, você está fazendo o que é possível para a recuperação. Tenha calma e converse com seu fisioterapeuta.
Tudo depende.... primeiro temosnque pensar que somos conectados em 3 esferas: corporal, energética e espiritual.
Se VOCE já está trabalhando a parte corporal é de grande valia aprimorar a enertica e a espiritual ( incluo tb a emocional). Muitas vezes crenças limitantes nos atrapalham a evolução fisica porque por mais que você faça tudo certo... se não acreditar na sua melhora.. Ou se acreditar que pelo temporada com sequelas de fato ficará... emtao.. sugiro essa.avaliacao completa: corporal ( fisio) energética e.espiritual ( terapia complementar ) espero ter ajudado
O paciente que não fazer tratamento médico ou fisioterapêutico em até 3 semanas poderá ficar com sequelas permanente. Na paralisia periférica e central fascial o nervo da face e sua estrutura irá ser comprometido do lado afetado ( Fechar olho, ouvido , dormência ) etc. O tratamento fisioterapêutico tem duração de 3 meses a 1 ano. Dependendo do paciente e grau da paralisia fascial.
Existem exercícios e condutas específicas para o tratamento de paralisia facial , No meu consultório uso a eletroacupuntura conrred. Resultados muito rápidos .
Olá! O primeiro mês é essencial para diminuir as sequelas. Depois disso melhora mas as chances de sequelas são maiores. Abs, Cris.
O tratamento deve iniciar assim que o médico a libera para a realização do tratamento, sem demoras, pois poderá ficar com sequelas caso tenha demorado a realizar os exercícios ou não tenha efetuado com regularidade os mesmo tanto no consultório como em casa também. Sendo paralisia periférica ou central fascial. Entretanto o tratamento fisioterapêutico pode chegar até 1 ano, mas com 3 mêses, já se vê bons resultados, desde que haja um comprometimento seu também.
As paralisias faciais periféricas costumam apresentar melhora após algumas semanas do início do tratamento. A Paralisia de Bell é a mais conhecida e, geralmente, a causa não é identificada logo de cara. O tratamento é interdisciplinar e envolve medicamentos como corticóide e antiviral, fisioterapia e, em alguns casos a fonoaudiologia também pode ajudar. Quanto à sua pergunta em relação ao tempo de recuperação, tudo é muito relativo aos fatores que citei acima mas, em média, consideramos a possibilidade de uma sequela permanente só após o sexto mês. Meu conselho é que, se você ainda, não iniciou a fisioterapia, deve buscar orientação profissional imediatamente, afinal, você ainda tem 4 meses pela frente! Abraços.
Concordo com Dr. Eder. Estou a disposição.
Olá, geralmente a Paralisia de Bell evoluí bem antes de completar 2 meses de atendimento. Sugiro que retorne ao Neuro e peça para que ele prescreva um exame de imagem para descartar alguma intercorrência.
Existe uma diferença entre a Paralisia de Bell (Periférica) e a Paralisia Central, que por vezes podem ser confundidas. O tratamento e o prognóstico é particular de cada uma.
A Paralisia Facial caracteriza-se pelo acometimento dos músculos da hemiface, nos andares superior, médio e inferior. Caso a parte superior da face não seja acometida, a paralisia é dita central. Suas causas são decorrentes de transtornos no VII par de nervos cranianos ou nervo facial, composto pelo nervo facial propriamente dito (motor) e pelo nervo intermediário de Wrisberg (aferências sensitivas parassimpáticas). As eferências motoras são responsáveis pelos movimentos da face, enquanto as aferências sensitivas pela sensação gustativa dos 2/3 anteriores da língua. A sua porção parassimpática é responsável pela inervação das glândulas lacrimais, submandibulares, sublingual e da cavidade nasal ( explicando a complexidade desta paralisia), por isso falar de sequelas e muito precoce em dois meses! Tenho experiência com estímulo elétrico funcional nestes casos, onde através de avaliação e identificado quais músculos devem ser estimulados! Os músculos envolvidos na paralisia facial são: Músculo Occipito-Frontal/ Músculo Corrugador do Supercílio/ Músculo Prócero/Músculo Orbicular dos Olhos/Músculo Nasal/
Músculo Dilatador da Asa do Nariz/Músculo Orbicular da Boca/
Músculo Zigomático Maior/Músculo Levantador do Ângulo da Boca/Músculo Levantador do Lábio Superior/Músculo Levantador do Lábio Superior e Dilatador da Asa do Nariz Músculo Depressor do Ângulo da Boca/Músculo Platisma/ Músculo Mentual (Mentoniano)/ Músculo Bucinador/ Músculo Risório! Além de estímulos elétricos para ativação muscular, e realizado técnicas de alongamento, relaxamento, exercícios ativos assistidos para ativação ou inibição de movimento, e acompanhamento documentado com fotos periodicamente! Importante um neurologista acompanhando! Para saber se irá ter sequelas, só após 6 meses e em geral com exame de eletrôneuromiografia! Estou a disposição!
Boa Tarde! Existem tipos diferentes de Paralisia facial (motivos diferentes) e gravidade diferente...poucos casos deixam sequelas importantes. Respondo pelo meu dia a dia clinico.
A Paralisia Facial pode ocorrer por vários motivos. A mais comum é a idiopática, chamada de Paralisia de Bell. O ideal é usar medicação adequada logo no primeiro dia e iniciar a Fisioterapia o mais rápido possível. Um marcador importante sobre a recuperação é o tempo que o paciente leva para fechar o olho. Quanto antes o olho fechar, melhor o prognóstico.
Falar sobre sequelas aos 2 meses, ainda é cedo, mas precisa de uma avaliação completa e minuciosa. Quanto maior o dano ao nervo facial, maior a chance de sequelas.

Sou especialista em Fisioterapia Neurofuncional e Paralisia Facial. Trabalho há 5 anos com Paralisia Facial Periférica, existem condutas diferentes dependendo da fase da paralisia, porém o uso do gelo, de eletroterapia e de exercícios de força, não devem ser feitos nunca.
A Fisioterapia precisa ser baseada em evidências e existem artigos científicos atuais sobre esse assunto.
Não tenha pressa na sua recuperação, mas tenha certeza se o tratamento que está sendo feito é o adequado, para evitar sequelas.

Especialistas

Andreza Victorino

Andreza Victorino

Fisioterapeuta

Nova Iguaçu

Leila Fortes

Leila Fortes

Especialista em medicina física e reabilitação

São Paulo

Gabriela Zuelli

Gabriela Zuelli

Fisioterapeuta

Ribeirão Preto

Silvana Alves

Silvana Alves

Fisioterapeuta

Colombo

Ana Carolini Corrêa

Ana Carolini Corrêa

Fisioterapeuta

Taubaté

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 68 perguntas sobre Paralisia de bell
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.