Tive febre reumática na infância fiz dupla troca valvar aos 30 anos, hoje tenho 43 anos tem insuficiência

3 respostas
Tive febre reumática na infância fiz dupla troca valvar aos 30 anos, hoje tenho 43 anos tem insuficiência cardíaca ventricular esquerda importante ( hipocinesia difusa) posso fazer exercícios e que tipo de exercícios ?
Olá, você, assim como todas as pessoas que desejam ter uma vida saudável, deve fazer atividade física, no entanto acredito que sua cardiopatia e insuficiência cardíaca poderá lhe trazer limitações. Se você não está acostumado a realizar exercícios meu conselho é para que inicie com uma reabilitação cardiopulmonar para que tolere bem as atividades e consiga progredir no seu treinamento. Agende uma consulta com um cardiologista para que você possa ser avaliado melhor e faça todos os exames necessários antes de iniciar as atividades. Um teste cardiopulmonar seria um bom indicador inicial e para avaliar seu progresso e melhora cardiofuncional. Um abraço e coloco-me a disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Apesar da prática de exercícios ter poucas contra indicações e ser benefica até em casos de cardiopatia grave, o mais correto para informar sobre qual atividade fisica (modalidade e intensidade) o senhor poderá fazer, é buscar atendimento com cardiologista. Ele provavelmente irá checar seu histórico, exame físico, os exames já realizados e solicitar o ecocardiogama e o teste cardiopulmonar.A prescrição de atividade fisica é individualizada e coordenada com seu histórico de saúde e portanto, só mediante avaliação presencial.
Ola,
a pratica de exercicios fisicos por pessoas com cardiopatia é recomendada de acordo com suas limitações.
A insuficiencia cardiaca nao contraindica a pratica de exercícios, mas deve ser avaliada pelo seu cardiologista antes, especialmente se suas próteses valvares estiverem disfuncionantes.
O ideal seria iniciar com programa de reabilitação cardiaca em clínica especializada, após avaliação do seu cardiologista assistente.

Especialistas

Antônio Vitor Almeida Bastos

Antônio Vitor Almeida Bastos

Cardiologista

Belém

Lucas Henrique Borges Rodrigues

Lucas Henrique Borges Rodrigues

Cardiologista

São Paulo

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Flavia Magalhães Ribeiro

Flavia Magalhães Ribeiro

Cardiologista

Belo Horizonte

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Neide Feldhaus

Neide Feldhaus

Intensivista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 60 perguntas sobre Insuficiência cardíaca
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.