Tive FA a 4 meses, e desde então tomo propafenona 2 comprimidos dia, desde o início sinto náuseas
3
respostas
Tive FA a 4 meses, e desde então tomo propafenona 2 comprimidos dia, desde o início sinto náuseas q são controladas com lansoprazol, fiz uma endoscopia a 2 semanas q diagnosticou gastrite leve e lesão plano elevada duodeno (adenoma tubular), isso pode ter sido provocado pelo uso da propafenona?

Dr. Gabriel Luan Queiroz Alves da Cunha
Cardiologista, Médico clínico geral, Médico do esporte
Brasília
Lesões gástricas são efeito colateral comum à maioria das medicações, mas costumam gerar sintomas leves e transitórios. Como a alteração gástrica encontrada foge dos efeitos adversos comuns relatados, acredito que não tenham relação. Contudo há possibilidade de que a irritação gástrica por uso do medicamento tenha piorado uma alteração anterior.
Assim, oriento controle por médico capacitado, como clinico geral ou gastroenterologista para melhor avaliação e segmento do caso
Assim, oriento controle por médico capacitado, como clinico geral ou gastroenterologista para melhor avaliação e segmento do caso
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

Dr. José Artur Lopes de Albuquerque
Cardiologista, Intensivista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
A propafenona pode gerar diversos efeitos adversos desde muito comuns até raros, e podem afetas diversos sistemas orgânicos e a maioria reversível com a interrupção da medicação quando possível.
Lesões como as descritas pelo sr(a) provavelmente não estão associadas ao uso da droga em questão, pois tal característica é comum á varias situações e condições favoráveis. Os efeitos gastrointestinais desta droga esão mais correlacionados a sintomas transitórios do que doenças agudas como no caso.
Considere prosseguir investigação com um gastroenterologista de confiança.
Dr. José Artur Albuquerque
Lesões como as descritas pelo sr(a) provavelmente não estão associadas ao uso da droga em questão, pois tal característica é comum á varias situações e condições favoráveis. Os efeitos gastrointestinais desta droga esão mais correlacionados a sintomas transitórios do que doenças agudas como no caso.
Considere prosseguir investigação com um gastroenterologista de confiança.
Dr. José Artur Albuquerque

Não é provável que a alteração gástrica seja decorrente da propafenona. Diversos fatores podem levar a um quadro de gastrite como alimentação inadequada com abuso de refrigerantes, bebidas alcóolicas, bebidas com cafeína e condimentos, além de estresse emocional. Consulto o médico de sua confiança para melhor esclarecimento.
Especialistas






Perguntas relacionadas
- Olá. Já tive alguns episódios de Fibrilação Atrial que dura de 30min a 2 horas no geral. Não é algo que acontece com frequência, e quando acontece sempre tem um fator medicamentoso ou estresse correlacionado. Gostaria de começar a fazer corridas de 5 a 10km em ritmo moderado. Corro algum risco praticando…
- Passei por um procedimento de angioplastia a quatro anos . Agora tenho extrassistoles ventriculares em grande quantidade. É normal? Tem tratamento?
- Olá, tomei puran para tratar o hipotiroidismo e agora estou sentindo sintomas do hipertiroidismo, como palpitações constante e intestino solto. Se parar o medicamento normaliza?
- Tive FA uma única vez depois de uma cirurgia de histerectomia. Posso fazer uma cirurgia estética. Acompanho depois do episódio e nunca mais tive nada. Já fazem 3 anos . Tomei por um tempo um medicamento concardio e ja me liberaram
- Olá Fibrilacao dura segundos?holter deu so extra supra ventrícular isolada, mais sinto episódios que dura segundos de batidas fora do ritmo e volta ao normal em seguida, fico na duvida de pode ser so extras em seguidas, bigeminadas, trigeminadas, na Fibrilacao ela também dura segundos e volta sozinho…
- Eu tenho fibrilacao atrial e tomo, entre outras medicacoes, verapamil. Gostaria de saber se posso fazer extração dentária e se tem alguma restrição.
- A partir de quantas extrassistoles no dia, já é considerada fibrilação atrial??
- Meu avô é safenado há 10 anos de 75 anos teve arritmia (fibrilação atrial que conseguiu reverter com ancoron). Existe um valor de frequencia cardiaca que devemos preocupar? Ele tem mantudp FC está 45 bpm e nao se sente mal.
- Tenho fibrilação atrial. Posso fazer abdominoplastia?
- Tenho fibrilação atrial, a ablação oferece algum risco e pode resolver meu caso?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Fibrilação Atrial
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.